Atualizando histórico

Estamos atualizando seu histórico de questões resolvidas, por favor aguarde alguns instantes.

Menu
Cadastre-se

Dependência Química


QUESTÕES PARA PRATICAR

(255 questões)
Ver no modo completo: Todas as questões
01
Q888695
Aplicada em: 2018
Banca: UFMG
Órgão: UFMG
Prova: Psicólogo

O uso e o abuso de substâncias psicoativas na adolescência são uma preocupação séria à juventude.


Leia com atenção as cinco proposições abaixo sobre esse tema.


I  Sobre o abuso de substâncias na adolescência, estudos mostram que crianças em famílias com as medidas mais baixas de supervisão e monitoramento parental iniciaram uso de álcool, tabaco e outras drogas mais cedo do que aquelas pertencentes a famílias com mais supervisão.

II  Estudos sobre filhos de alcoolistas criados longe de seus lares biológicos revelaram que tais filhos não tinham chance de se tornarem alcoolistas.

III  As medidas de prevenção em saúde podem ser classificadas em primária, secundária e terciária. Em geral, as metas da prevenção são: atrasar o início do uso da droga; reduzir a quantidade de droga consumida; reduzir os riscos associados ao uso; e detectar e tratar precocemente o uso/abuso de substâncias.

IV O potencial de dependência de uma droga está relacionado à velocidade com que a substância chega ao cérebro. A via de consumo da droga não exerce influência nesse potencial.

V  A longo prazo e em caso de uso precoce (antes dos 16 anos), a maconha pode ocasionar prejuízos cognitivos mais graves, particularmente na atenção e na memória, podendo afetar também outras habilidades cognitivas, como a flexibilidade mental.


Em relação a essas afirmativas, estão CORRETAS 

Você configurou para não ver comentários antes de resolver uma questão.

Anterior Anterior