O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Questões de Técnicas em Laboratório - Imunologia Básica para Concurso

Foram encontradas 24 questões

Q940809 Técnicas em Laboratório
Considere o tipo de leucócito e as características funcionais envolvidas na defesa do organismo, conforme abaixo.
Leucócitos
I- Neutrófilo
II- Eosinófilo
III- Basófilo
IV- Monócito
V- Linfócito
Características Funcionais
a- Fagocita complexos antígeno-anticorpo, atuam na defesa contra parasitas e de reações alérgicas.

b- Atua na reação imune específica, a célula B diferencia-se em plasmócito, produtores de anticorpos, e a célula T possui atividade citotóxica.
c- Atravessa as paredes dos capilares sanguíneos, no tecido conjuntivo diferencia-se em macrófagos e no tecido ósseo em osteoclastos.
d- Migra para o tecido por diapedese e fagocita microrganismos invasores.
e- Atua como iniciadores do processo inflamatório e alérgico.
A correlação de tipo de leucócito e suas características funcionais está correta APENAS em
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q923815 Técnicas em Laboratório
O gráfico a seguir representa a relação de amostras não reagentes (curva tracejada) e reagentes (curva contínua) em um teste de ELISA. As linhas 1, 2 e 3 indicam o limiar de reação que considera o ensaio positivo ou negativo.


Quais linhas resultam em maior especificidade e maior sensibilidade, respectivamente?
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Ano: 2017 Banca: UPENET/IAUPE Órgão: UPE Prova: UPENET/IAUPE - 2017 - UPE - Biólogo |
Q916714 Técnicas em Laboratório
Um dos métodos imunológicos mais utilizados, por apresentar grande sensibilidade e especificidade na quantificação da concentração de antígenos/anticorpos é o ELISA (Enzyme-Linked Immunosorbent Assay), que, em português, equivale a Ensaio Imunoenzimático. Observe a figura que representa quatro tipos de ELISA.

Fonte: www.googleimages.com
Sobre ELISA, analise as proposições a seguir:
I. Elisa 1 - Direto - uma enzima se liga a um anticorpo, que reconhece um antígeno alvo. A enzima reage com um substrato incolor para produzir um produto colorido. Se o antígeno estiver presente, o complexo anticorpoenzima irá ligar-se a ele, e a enzima catalisará a reação. Então, a presença de produto colorido indica a presença de antígeno. II. Elisa 2 - Sanduíche - o anticorpo se liga ao antígeno adsorvido no poço; anticorpos ligados à enzima se ligam aos anticorpos primários. O substrato é adicionado e convertido pela enzima a uma cor determinada. A coloração é inversamente proporcional à quantidade de anticorpo. III. Elisa 3 - Indireto - o anticorpo de captura é, inicialmente, adsorvido no poço. Depois, a amostra com o antígeno é adicionada e se liga a esse anticorpo. Adiciona-se outro anticorpo específico para o antígeno. Um terceiro anticorpo ligado à enzima é adicionado. Esse anticorpo irá reagir com o substrato adicionado, gerando cor. IV. Elisa 4 - bloqueio ou competição - a presença de anticorpos em determinado soro é revelada pela competição com um anticorpo específico (mono ou policlonal) dirigido contra o antígeno. Igualmente, o resultado é dado pela adição de um conjugado, porém a coloração aparecerá nos poços onde não havia anticorpos.
Assinale a alternativa cujas proposições correspondem, CORRETAMENTE, às imagens, ao tipo de ELISA e a sua descrição.
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q784613 Técnicas em Laboratório
Alterações degenerativas nucleares das células, como a picnose e cariólise, são características morfológicas microscópicas evidenciadas na
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Q784612 Técnicas em Laboratório
Neoplasia é uma lesão constituída pela proliferação celular anormal, descontrolada e autônoma, com perda ou redução da diferenciação celular. Quando ocorre em um órgão sólido, o aumento do número de células forma um tumor. Os tumores podem ser classificados como benignos ou malignos. Um exemplo de tumor maligno é
Você errou!   Resposta: Parabéns! Você acertou!
Respostas
1: C
2: D
3: B
4: A
5: C