Atualizando histórico

Estamos atualizando seu histórico de questões resolvidas, por favor aguarde alguns instantes.

Menu
Cadastre-se

Efluentes líquidos


QUESTÕES PARA PRATICAR

(1 questões)
Ver no modo completo: Todas as questões
01
Q215929
Aplicada em: 2012
Banca: FCC
Órgão: TCE-AP
Foi desenvolvido um estudo de análise de qualidade de água de um córrego em São Paulo, dentro de uma Área de Proteção Ambiental (APA), sob a influência de efluente tratado de abate bovino. Algumas características da região foram observadas: ocupação desordenada anterior à criação da APA; problemas de erosão e assoreamento na bacia do córrego, com sedimento de características geológicas, geomorfológicas e pedológicas similares ao entorno; e, presença, nas proximidades do córrego, de áreas rurais de produção de hortaliças com irrigação por aspersão natural. Os dados abaixo representam parte dos resultados do estudo.

Imagem 004.jpg

Considere as seguintes afirmativas sobre a análise dos dados sobre os valores recomendados para águas de classe 2, como que é o caso do córrego.

I. A DBO obtida em Imagem 006.jpg é maior que nos pontos Imagem 007.jpg e Imagem 008.jpg indicando que após 50 m do ponto de lança- mento do efluente, não há queda significativa da DBO, e que a autodepuração, neste trecho, é insuficiente.

II. A relação DQO/DBO encontrada em Imagem 005.jpg (1,47), mostra indícios de problemas no sistema de tratamento, pois deveria diminuir ao final do tratamento biológico, devido à redução da fração biodegradável.

III. As concentrações de oxigênio dissolvido não sofreram alterações significativas no córrego, atendendo aos padrões estabelecidos para águas de classe 2 da Res. CONAMA 357/05; enquanto a predominância das formas reduzidas de nitrogênio indicam a proximidade do foco de poluição.

Você configurou para não ver comentários antes de resolver uma questão.