Atualizando histórico

Estamos atualizando seu histórico de questões resolvidas, por favor aguarde alguns instantes.

Menu
Cadastre-se

Sintaxe - Regência


QUESTÕES PARA PRATICAR

(5 questões)
Ver no modo completo: Todas as questões
01
Q298639
Aplicada em: 2013
Banca: FEPESE
Órgão: DPE-SC
Considere o seguinte trecho:

“A redação oficial não é, portanto, necessariamente árida e infensa à evolução da língua. É que sua finalidade básica – comunicar com impessoalidade e máxima clareza – impõe certos parâmetros ao uso que se faz da língua, de maneira diversa daquele da literatura, do texto jornalístico, da correspondência particular, etc.”

Analisando-o do ponto de vista sintático, avalie as afirmativas abaixo:

1. Os termos “árida e infensa”, são complementos nominais do termo “redação oficial” a quem se referem e com os quais concordam em gênero e número.

2. O verbo “impor” no contexto em que se insere deve ser classificado como transitivo direto e indireto. Os termos “certos parâmetros” e “uso que se faz da língua” são seus objetos direto e indireto, respectivamente.

3. A crase presente em “à evolução da língua” ganha amparo sintático na contração de uma preposição – exigida pelo termo “infensa” e de um artigo que define a palavra “evolução”.

4. O termo “daquele” refere-se à expressão “uso que se faz da língua”.

5. Em “comunicar com impessoalidade”, o termo sublinhado é adjunto adverbial, já que, quanto à predicação verbal, o verbo “comunicar” é intransitivo.

Assinale a alternativa que indica todas as afirmativas corretas.

Você configurou para não ver comentários antes de resolver uma questão.

Anterior Anterior