Atualizando histórico

Estamos atualizando seu histórico de questões resolvidas, por favor aguarde alguns instantes.

Menu
Cadastre-se

Pré-História ou História Não-Escrita


QUESTÕES PARA PRATICAR

(1 questões)
Ver no modo completo: Todas as questões
01
Q687771
Aplicada em: 2015
Banca: IF-SC
Órgão: IF-SC
“No fim do paleolítico — idade da pedra lascada — há 12.000 anos, após centenas de milhares de anos de evolução biológica e cultural, as sociedades humanas haviam chegado a fabricar utensílios cada vez mais variados, aperfeiçoados e especializados, graças aos quais tinham desenvolvido modos de predação (caça, pesca, coleta) diferenciados, adaptados aos meios mais diversos. Essa especialização foi acentuada no neolítico — idade da pedra polida — e foi ao longo desse último período da Pré-história, menos de 10.000 anos depois, que várias dessas sociedades, entre as mais avançadas do momento, iniciaram a transição da predação à agricultura.”
(MAZOYER, Marcel; ROUDART, Laurence. História das agriculturas no mundo: do neolítico à crise contemporânea. São Paulo: Editora UNESP; Brasília: NEAD, 2010. p.97)

Nesse contexto de transição entre o paleolítico e o neolítico ocorreu a Revolução Neolítica, considerada resultado de inovações tecnológicas que permitiram novas formas de organização das sociedades humanas.
A respeito desse assunto, leia com atenção as afirmações abaixo e marque (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas. 
( ) Apesar das diferenças existentes entre as regiões caçadoras-coletoras para as áreas de irradiação da atividade agrícola, os sistemas de linguagem das sociedades pré-históricas não se alteraram.
( ) A existência de grupos humanos agrícolas e grupos pastoris é resultado de uma fragmentação da sociedade pré-histórica, acarretando no desenvolvimento de um sistema técnico especializado em cada um desses grupos e a natural dissociação dos mesmos.
( ) Os cultivos agrícolas neolíticos utilizaram-se das técnicas de derrubada e queimada dos terrenos arborizados, o que resultou em um desmatamento da região que também foi aproveitado para o desenvolvimento da pecuária.
( ) O aumento populacional propiciou mudanças no modo de vida, como, por exemplo, o estabelecimento de novas formas de moradia. Os grupos humanos saíram das cavernas e se agruparam em pequenos vilarejos a partir de um processo de sedentarização condicionado a uma série de inovações técnicas e tecnológicas.
( ) Um dos centros originários da revolução agrícola neolítica foi o Oriente Próximo. Essa região passou por mudanças climáticas devido ao aquecimento do clima que fez com que as savanas substituíssem a estepe fria, favorecendo a exploração do solo.
Assinale a alternativa que contém a sequência CORRETA, de cima para baixo. 

Você configurou para não ver comentários antes de resolver uma questão.