Concurso ABIN - 2017


O concurso Abin (Agência Brasileira de Inteligência) está autorizado para provimento de 300 vagas.

As oportunidades são para os cargos de Agente de Inteligência (20), Oficial de Inteligência (220) e Oficial Técnico de Inteligência (60) nos níveis médio e superior.

As remunerações variam de R$ 6.302,23 a R$ 16.620,46.

A banca organizadora escolhida foi o Cebraspe - Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Promoção de Eventos - (antigo Cespe).

Após assinar o contrato, que deve ocorrer em breve, o edital deverá ser publicado. As inscrições devem ocorrer em janeiro de 2018, pois a data limite para a publicação do edital é dia 16 de janeiro de 2018. 

Atribuições dos cargos

Quem optar pelo cargo de oficial de inteligência terá como atribuições o planejamento, a execução, a coordenação, supervisão e controle da produção de conhecimentos de inteligência.

Além disso, ficarão a cargo desses servidores as seguintes ações:
salvaguarda de assuntos sensíveis;
as operações de inteligência;
atividades de pesquisa e desenvolvimento científico ou tecnológico direcionadas à obtenção e análise de dados e à segurança da informação;
o desenvolvimento de recursos humanos para a atividade de inteligência e desenvolver e operar máquinas, veículos, aparelhos, dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas necessários à atividade de inteligência.

Atribuições dos cargos de nível superior

Já quem for aprovado para o cargo de oficial técnico de inteligência terá como atribuições as seguintes ações:
planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades de gestão técnico-administrativas, suporte e apoio logístico;
produção de conhecimentos de inteligência, ações de salvaguarda de assuntos sensíveis, operações de inteligência, atividades de pesquisa e desenvolvimento científico ou tecnológico, direcionadas à obtenção e análise de dados e à segurança da informação, atividades de construção e manutenção de prédios e outras instalações;
desenvolver recursos humanos para a gestão técnico-administrativa e apoio logístico da atividade de inteligência; e
desenvolver e operar máquinas, veículos, aparelhos, dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas necessários às atividades técnico-administrativas e de apoio logístico da atividade de inteligência.

E, o agente de inteligência deverá oferecer suporte especializado às atividades decorrentes das atribuições do oficial de inteligência.

Último concurso

O último concurso foi realizado em 2010 e alcançou 49.275 inscritos.

O total de vagas foi 80, sendo que 50 foram para o cargo de oficial técnico de inteligência em diversas áreas.

As  outras 30 foram para agente técnico nas áreas de administração, contabilidade, edificações, eletrônica e tecnologia da informação.

Neste edital de 2010 não houve vagas para oficial de inteligência e agente de inteligência, sendo que o último concurso ocorreu em 2008.

A banca que organizou os dois concurso foi o Cespe.

Inicie os seus estudos para o concurso da Abin a partir de já pelo QC.

Aguardamos a divulgação do edital para mais informações.