O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

XXIX Exame de Ordem da OAB vem aí: prepare-se

Chegou a hora do XXIX Exame de Ordem Unificado da OAB. Com publicação de edital de abertura prevista para o próximo dia 3 de maio, ele já é consagrado como uma das provas mais concorridas e difíceis para quem quer fazer carreira na área jurídica.

Para ter uma ideia, são cerca de 124 mil provas objetivas impressas em cada aplicação do exame, chegando a mais de 400 mil no período de um ano. A prova é realizada em mais de 160 polos espalhados em diversas regiões do Brasil. Por isso, estar preparado e focar nos estudos é essencial para um bom resultado e, consequentemente, para alcançar a aprovação.

Todo estudante de Direito precisa ser aprovado no exame para exercer sua profissão. Na prova objetiva (1ª fase) serão avaliados conhecimentos em 17 disciplinas distintas, que incluem Direito Empresarial, Direito Ambiental, Direito do Consumidor, Direito Civil, Direito Tributário, entre outros. Para conseguir a aprovação nesse primeiro passo, o aluno terá que acertar 50% do exame, cerca de 40 questões.

Sendo aprovado na 1ª fase, o futuro advogado vai para a prova prática (2ª e última fase), quando precisará escolher uma disciplina dentre 7 opções disponíveis para fazer 4 dissertações de 1,25 pontos e uma peça processual que vale 5 pontos. Entre as áreas que o candidato poderá escolher estão Direito Penal, Direito Constitucional e Direito do Trabalho. Para superar essa etapa, é preciso fazer ao menos 6 pontos.  

Sendo aprovado nas duas fases, o estudante de Direito automaticamente poderá se registrar junto à OAB e exercer legalmente a profissão, com todos os direitos e deveres que ela impõe.

Confira o calendário completo do XXIX Exame de Ordem Unificado

Para se preparar para a prova, vale ficar ligado no seguinte calendário:

Publicação do edital de abertura: 03/05/2019

Período de inscrições: 03/05/2019 a 10/05/2019

Realização da prova objetiva (1ª fase): 30/06/2019

Prova prático-profissional (2ª fase): 18/08/2019

 

Fique atento às datas para não perder os prazos, afinal, o período de inscrição é curto e os boletos emitidos terão validade máxima até o final do mês de maio. O valor da inscrição é de R$ 260,00, e o boleto é emitido pela Fundação Getúlio Vargas, instituição responsável pela aplicação das provas e pela organização do concurso.

Após realizar o pagamento da sua inscrição, acompanhe o site da OAB para conferir os locais de prova, os aprovados na 1ª fase e qualquer informação complementar referente ao XXIX Exame de Ordem Unificado que seja divulgada.

 

As datas dos próximos exames

Caso não possa participar da edição de maio do exame, o candidato já pode começar a se preparar para o XXX Exame de Ordem Unificado, que tem previsão de divulgação do edital de abertura para o dia 22 de agosto, com inscrições previstas para o período de 23 de agosto a 1º de setembro.

Já conhece a nossa página especial de estudos para a OAB? Lá você encontra Guia de Estudos, dicas e planilha de estudos, acesse e Estude para a OAB

Prepare-se e boa prova!

 

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.


Faça login ou cadastre-se para comentar.