O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Faltam 9 dias

⚠️ Atenção: Reserve sua vaga na Black November e não perca o maior desconto!

GARANTIR DESCONTO

Teste vocacional: o que é e como funciona?

Escolher que profissão seguir nem sempre é uma tarefa fácil. Muitos adolescentes e jovens adultos pensam em diversas áreas e carreiras diferentes ao mesmo tempo, ou escolhem por influência da família, ou por sonhos de criança. Porém a dúvida sobre qual a decisão certa a tomar para definir o trabalho da sua vida é um obstáculo a ser enfrentado. Principalmente, quando se é jovem e com pouca experiência de vida.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Portal Educacional, mais da metade dos estudantes do último ano do Ensino Médio ainda não sabem que profissão escolher, o que dificulta a orientar os estudos para o Enem e vestibulares, por exemplo.

Artigo: Estratégias de como passar no Enem e vestibulares

Muitos adultos, empregados, que já estão no mercado de trabalho, também passam por esse conflito, por não estar em uma carreira que se adéque aos seus gostos – que, muitas das vezes, nem eles mesmos sabem quais são.

A carreira profissional está ligada à realização pessoal e à felicidade, então se sentir realizado no seu trabalho é um fator importante, que aumenta o rendimento e a produtividade.

Então, para ajudar quem se sente perdido a descobrir o seu perfil profissional de acordo com suas qualidades, sua personalidade e seus gostos, uma ferramenta foi desenvolvida para ajudar a definir fins e objetivos: o teste vocacional.

Se você já ouviu falar nessa técnica e ainda não sabe do que se trata, explicaremos tudo neste artigo.

O que é teste vocacional?

O teste vocacional surgiu na década de 1930, período em que os países já possuíam um sistema educacional semelhante ao que temos hoje, e os estudantes, logo após o Ensino Médio, poderiam optar por cursar uma faculdade.

A técnica foi desenvolvida por cientistas que acreditavam que o desempenho de uma pessoa era maior se ela trabalhasse com algo em que realmente tivesse aptidão. Um profissional que trabalha no que gosta e tem habilidade é mais vantajoso para a sociedade, por ser mais produtivo.

A palavra vocacional vem de “vocação”, que é a capacidade de alguém realizar determinada atividade de acordo com suas aptidões naturais e espontâneas. O teste vocacional contribui para que a pessoa descubra com base em sua personalidade o seu perfil profissional.

A pedagoga do Qconcursos, Tatiane Gomes, explica o que é o teste vocacional:

“É uma ferramenta que auxilia na escolha profissional e consiste em uma avaliação de personalidade. Tem como objetivo verificar os níveis de interesses e capacidade pessoal, bem como avaliar as habilidades para uma determinada área.”

A ferramenta é voltada para o autoconhecimento e considera diversas características de uma pessoa. Apesar de o teste vocacional oferecer opções de carreira, a técnica apenas indica as possíveis áreas em que conseguiria desenvolver suas habilidades.

Para a pedagoga, a ferramenta “deve funcionar como um complemento e não como um determinante em sua escolha de carreira”. Ele funciona como um método de reflexão, pois oferece sugestões de profissionais que se adéquam às aptidões e preferências da pessoa, e não um único caminho.  

Apesar de o teste vocacional auxiliar na escolha da sua área de atuação, não confunda com a chamada orientação educacional, que se assemelha ao teste, mas é mais completa, como explicou a Pedagoga:

“A orientação educacional vai um pouco além do teste vocacional, pois trabalha de forma ampla na escolha profissional, fazendo pesquisas sobre as profissões, como tendências de mercado, vagas e remunerações, além de seu processo conter entrevistas colhendo informações rotineiras, culturais e familiares.”

Como funciona um teste vocacional?

O teste vocacional pode ser feito de diversas formas: de maneira rápida, de forma gratuita e online, por meio de questionários, com psicólogos – método mais completo – e de várias outras maneiras.

Os modelos mais simples são feitos por meio de questionários que ao final apontam um resultado com as carreiras afins ao seu perfil.

Como explicou a pedagoga do Qconcursos, “Existem diversos modelos de teste vocacional, cada um utiliza uma metodologia diferente, mas, em geral, são analisados cinco aspectos essenciais do comportamento humano que evidenciam suas aptidões para sua carreira profissional”.

Os cinco aspectos essenciais analisados no teste vocacional, segundo a pedagoga, são: “perfil psicológico, personalidade, preferências pessoais, objetivos e habilidades naturais do indivíduo”. Além disso, ele mede os níveis de interesse, avaliando percepção, raciocínio e memória.

Para isso, são feitas entrevistas individuais, testes de personalidade e de inteligência e testes de aptidão profissional. Trata-se de um processo de autoconhecimento, que vai ajudar você a identificar melhor quais características podem nortear sua busca por uma carreira.

Para que um teste vocacional seja coerente e tenha maior exatidão é imprescindível que as questões sejam respondidas com sinceridade e honestidade. O interessado também precisa ter ciência de suas peculiaridades e interesses. Assim, recomenda-se que seja feita uma lista com seus talentos, gostos, propósito, expectativas e possíveis profissões que pareçam se encaixar com o seu perfil.

A avaliação deve ser feita com calma e atenção para obter um resultado mais assertivo e que de fato expresse as áreas de interesse relacionadas com as suas habilidades.

Quem aplica os testes vocacionais? O teste vocacional online e gratuito ajuda?

Apesar de haver testes vocacionais onlines e gratuitos na internet, os profissionais habilitados a aplicá-los são os psicólogos, que são autorizados pelo Conselho Federal de Psicologia. A orientação feita por um psicólogo é mais completa e assertiva, pois é o resultado de pesquisas e avaliações da personalidade da pessoa, por meio de embasamentos teóricos e científicos.

Além disso, o acompanhamento adequado permite que o indivíduo conheça melhor o mercado de trabalho e as novas áreas de atuação que estão emergindo e se desenvolvendo. Assim, ele pode descobrir profissões nas quais nem imaginava que teria interesse.

O psicólogo pode realizar o teste em uma ou mais sessões, fazendo um estudo completo que apoie sua decisão de carreira. Numa consulta, além de conversas, também são realizadas dinâmicas e exercícios para uma análise mais aprofundada por meio de aplicações de testes de aptidão e personalidade.

Além disso, ainda há a possibilidade de encontros com profissionais no mercado de trabalho das áreas de interesse da pessoa, para que assim ela possa conhecer o dia a dia daquela profissão.

A pedagoga Tatiane explica a importância de buscar um profissional adequado:

“O teste vocacional deve ser aplicado por um especialista no assunto, em geral um psicólogo. O ideal é que seja presencial, para que o profissional avalie as respostas comportamentais da pessoa – gestos, olhares, tom de voz etc. Muitos testes gratuitos avaliam apenas habilidades e vocações para algumas disciplinas que podem ser a base de um curso superior ou de uma profissão.”

Apesar disso, caso opte por realizar o teste de maneira gratuita e online, que é mais rápido, é importante dar preferência a portais especializados e confiáveis que ofereçam conteúdo de qualidade e que façam uma análise mais aprofundada.

A importância de contar com um bom profissional é grande, pois minimiza os efeitos de uma escolha incoerente e que faça você ficar infeliz com seus reais objetivos e qualificações.

Ainda assim, a pedagoga relembra que o exame é um complemento e não um fator determinante para a escolha da profissão:

“O resultado do teste é uma indicação; porém, se o indivíduo já tem um sonho por alguma profissão específica, que não foi apontada pelo teste, não significa que não terá sucesso em sua escolha.”

Para quem é indicado?

A pedagoga Tatiane contou à equipe de jornalismo do Qconcursos quais são os grupos de pessoas que costumam procurar pelos testes vocacionais. Segundo ela, são três:

  • pessoas que estão cursando o Ensino Fundamental, pois existe toda uma gama de profissões oferecidas pelo Ensino Médio;
  • pessoas que estão no Ensino Médio e querem identificar qual carreira seguir ou curso prestar no vestibular; e
  • pessoas que já iniciaram uma faculdade, mas não se sentem confortáveis com a atual escolha.

Artigo: Insegurança e você: nada a ver...

Por que fazer o teste?

Existe uma gama de profissões e áreas no mercado de trabalho para um indivíduo escolher. Algumas delas, a própria pessoa nem conhece e poderiam ser uma opção a ser considerada. Para quem está incerto sobre qual carreira seguir ou nem faz ideia das possibilidades, o teste é uma excelente opção para ajudar nessa decisão.

Tatiane conta que “ao fazer o teste, o indivíduo consegue identificar suas principais características e talentos, fazendo com que consiga concentrar e direcionar melhor seus esforços facilitando sua trajetória em várias situações como trabalho e estudos”.

Vale ressaltar que a internet disponibiliza diversos materiais e informações sobre todas as carreiras existentes. Então, mesmo com o diagnóstico de um psicólogo ou resultados de testes gratuitos, para ter segurança das opções é interessante fazer uma boa pesquisa sobre o mercado de trabalho, assistir vídeos sobre o dia a dia dos profissionais, conhecer os cursos e as modalidades que apareceram no teste.

As universidades e instituições costumam oferecer uma gama de materiais e informações sobre os cursos oferecidos e conteúdos programáticos, então verificar se são compatíveis com suas disciplinas de interesse e gosto também é uma ótima forma de averiguar se está fazendo a escolha certa no momento.

Apesar dos resultados, é importante ter em mente que o teste vocacional é feito a partir de um recorte do seu momento atual, então ele não é definitivo e pode mudar de acordo com a sua trajetória e contexto.


Já começou a se preparar para Enem e Vestibulares? Se inscreva na plataforma do Qconcursos e comece a estudar para garantir a sua vaga na universidade.

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.


Faça login ou cadastre-se para comentar.