O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Oferta relâmpago: Compre qualquer curso do TCU e ganhe 20% OFF + 1 mês de assinatura Premium! Aproveitar agora!

Cebraspe anuncia convocações, e concurso PRF segue normalmente

O concurso PRF (Polícia Rodoviária Federal) não será suspenso. Após o Ministério Público Federal (MPF) acionar a Justiça, na quinta-feira (18/7), questionando se as vagas para os candidatos negros estão sendo convocados de acordo com o critério estabelecido em lei, o Cebraspe anunciou que convocará o número correto de cotistas.

Entenda o caso

O MPF também questionava, em caráter de urgência, a banca organizadora do certame (Cespe/Cebraspe). A heteroidentifcação está marcada para o próximo dia 21 de julho (domingo). O objetivo era suspender a etapa do certame, visando a convocação e exame de todos os  candidatos autodeclarados negros.

O órgão federal desejava que as vagas reservadas por lei fossem preenchidas por quem tem direito até que a lista se esgote. o pedido do MPF também previa multa em caso de negligência da determinação.

De acordo com a procuradora Eliana Pires Rocha, o percentual de pessoas convocadas para a etapa não havia sido respeitada. Para ela, o número de chamados era baseado nas 500 vagas originais do certame. Porém, recentemente, o governo anunciou mais 500 oportunidades para o concurso PRF.

Com isso, O Centro de Seleção e de Promoção de Eventos (Cebraspe) anunciou, na sexta-feira (19), a mudança no concurso da PRF. A entidade vai convocar para a etapa de heteroidentificação todos os candidatos autodeclarados negros que foram aprovados nas etapas do concurso até agora. Com isso, o imbróglio foi resolvido.

Vale lembrar que, recentemente, o diretor-geral da PRF afirmou que pretende chegar ao fim de 2022 com o quadro de pessoal completo. Isso significa que, em breve, outro concurso PRF será lançado.

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.


Faça login ou cadastre-se para comentar.