O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

PM-SP: 2.700 vagas para soldado

concurso pm-sp

Estão abertas as inscrições para o concurso da Polícia Militar de São Paulo (PM-SP) para a função de Soldado 2ª classe. O edital foi publicado neste último sábado (27) no Diário Oficial do Estado de São Paulo.

De acordo com o edital, são 2.700 vagas oferecidas para candidatos de ambos os sexos. Para concorrer, é necessário ter concluído o ensino médio, idade entre 17 e 30 anos, altura mínima de 1,55m para mulheres e 1,60 para homens e possuir Carteira Nacional de Habilitação (CNH) nas categorias “B” e “E”. A remuneração inicial do cargo é de R$3.164,58.

Inscrições

A banca selecionada para a organização do concurso foi a Fundação Vunesp. Os interessados devem acessar o site www.vunesp.com.br, entre os dias 3 de maio e 13 de junho, para realizar a inscrição. Também deve ser efetuado o pagamento da taxa de R$50,00.

A prova

A prova será realizada nas cidades de Araçatuba, Bauru, Campinas, Piracicaba, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos, São Paulo e Sorocaba. No ato da inscrição, os interessados devem selecionar a localização desejada.

A prova objetiva terá 60 questões de múltipla escolha, divididas da seguinte forma:

  •         20 questões de língua portuguesa e interpretação de texto;
  •         14 questões de matemática;
  •         14 questões de conhecimentos gerais;
  •         6 questões de noções básicas de informática;
  •         6 questões de noções de administração pública.

A segunda parte da prova trata-se de uma redação, em que o candidato deverá se basear nos textos auxiliares fornecidos e elaborar uma dissertação. A aplicação está prevista para acontecer no dia 28 de julho, no período da tarde. O tempo máximo para finalizar essa etapa é de 4 horas.  

Próximas fases do concurso

Para ser aprovado, é necessário que o candidato seja bem sucedido em todas as etapas do concurso, sendo elas: prova objetiva e prova dissertativa (a serem realizadas na mesma data), exame de aptidão física, exame de saúde, exame psicológico, avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade, e análise de documentos.

Se aprovado na prova escrita, o candidato será submetido a uma série de testes de aptidões físicas. Para passar, é necessário que sejam realizadas:

  •         Flexões e extensão do cotovelo, para o sexo masculino, e flexões e extensão do cotovelo (apoiando os joelhos sobre o banco), para o sexo feminino;
  •         Resistência abdominal;
  •         Corrida de 50 metros;
  •         Corrida de 12 minutos.

Os testes terão, individualmente, pontuação atribuída entre 10 e 100 pontos. Para ser aprovado, é necessário alcançar, no mínimo, 10 pontos em cada teste e 201 somando os pontos dos quatro testes.

Exames de saúde

Para os exames de saúde, o candidato será avaliado pela Junta Médica do Centro Médico da Polícia Militar e submetido a exames médicos, odontológicos e toxicológicos.

Exame psicológico

O exame psicológico, a ser realizado pela Órgão de Pessoal da Polícia Militar, avalia se a pessoa possui características cognitivas e de personalidade condizentes com o cargo a ser executado.

Avaliação de conduta social

A avaliação da conduta social, da reputação e da idoneidade analisa o candidato em aspectos sociais, morais, profissionais e escolares.

Análise de documentos

Por fim, na fase de análise de documentos é necessário que o candidato entregue os documentos que forem solicitados para

fazer a posse do cargo.

Clique aqui para ler o edital completo.

Prepare-se para o concurso da PM-SP!  Resolva questões agora!

Guia de Estudos PM – SP – 2020 – Para o Cargo de Soldado

3.643 questões da instituição

 

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.


Faça login ou cadastre-se para comentar.