
Foi publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 28 de julho, o edital complementar do novo processo seletivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (novo concurso IBGE). São mais de 15 mil vagas para o cargo de Recenseador.
Vagas
A seleção visa preencher 15.075 vagas de Recenseador, cargo de nível fundamental, para trabalho no Censo Demográfico de 2022 em diversas regiões do país. O novo processo seletivo indica que nem todas as vagas abertas no último concurso foram preenchidas. Na época, foram abertas 183.021 oportunidades.
Além de nível fundamental, o cargo de Recenseador requer do candidato:
- Capacidade auditiva e de comunicação verbal para realizar entrevistas e coletar dados fazendo uso de dispositivo móvel de coleta; ter acuidade visual para leitura e preenchimento dos questionários e formulários impressos e/ou em meio eletrônico;
- Acuidade visual para interpretar mapas e croquis de setores censitários e identificar no campo os pontos que constituem os limites dos setores;
- Capacidade de locomoção para execução de trabalhos de campo, nas zonas urbana e rural, em áreas de terreno íngreme, localidades de difícil acesso e áreas de ocupação irregular, bem como para acesso em prédios e residências com escadarias e sem rampas de acesso ou elevadores, caminhos e estradas não pavimentadas;
- Capacidade motora para manusear o dispositivo móvel de coleta durante a realização de entrevista, que pode ocorrer em condições precárias e preencher os questionários e formulários, registrando números, palavras e marcas, com a precisão exigida pelo dispositivo móvel de coleta;
- Agilidade para cumprir as tarefas determinadas, nos prazos exigidos, em conformidade com o cronograma da operação censitária e de acordo com o padrão de qualidade requerido.
De acordo com o edital, foram reservadas 1.022 vagas a pessoas com deficiência e 3.157 a candidatos que se autodeclararem pretos ou pardos, que não foram preenchidas no edital anterior.
Remuneração
A remuneração da função será por produção, calculada por setor censitário, conforme taxa fixada e de conhecimento prévio do Recenseador, de unidades recenseadas (domicílios urbanos e/ou rurais), tipo de questionário (básico ou amostra), pessoas recenseadas e registro no controle da coleta de dados.
Contrato e jornada de trabalho
Um Recenseador tem jornada de trabalho mínima de 25 horas semanais, além da participação integral e obrigatória no treinamento. A previsão de duração do contrato é de até 3 meses, podendo ser prorrogado, com base nas necessidades de conclusão das atividades do Censo 2022.
Inscrição
As inscrições do concurso devem ser realizadas no período de 28 de julho a 1º de agosto, no site do IBGE - Trabalhe Conosco. Não será cobrada taxa de inscrição.
Processo seletivo
A seleção acontecerá por meio de análise de títulos, compreendendo a titulação acadêmica dos candidatos, de caráter classificatório.
O candidato deverá comprovar o título informado no ato da inscrição, com a seguinte documentação:
- Diploma ou certificado de ensino fundamental completo;
- Declaração de ensino médio incompleto;
- Diploma ou certificado de conclusão do ensino médio;
- Declaração de curso de graduação (ensino superior) incompleto;
- Diploma de curso de graduação (ensino superior) completo.
Os títulos serão analisados e, posteriormente, será atribuída a pontuação correspondente. O resultado final do processo seletivo está previsto para ser divulgado no dia 10 de agosto.
Treinamento
Os candidatos classificados serão convocados para o treinamento por e-mail ou telefone. A etapa será de caráter eliminatório e classificatório e será realizada em duas etapas pelo IBGE: auto instrução e presencial.
Resumo:
- Concurso: IBGE
- Cargo: Recenseador
- Vagas: 15.075
- Escolaridade: nível fundamental
- Banca: própria
- Inscrições: 28 de julho a 1º de agosto de 2022
- Taxa de inscrição: não será cobrada
- Edital IBGE 2022