O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Ministério da Economia analisa ação do MPF por concurso INSS

A ação do Ministério Público Federal por um novo concurso INSS já repercutiu no Ministério da Economia. Por meio de nota oficial, a pasta disse que só se manifestará após "examinar integralmente os autos".

O texto ainda relembra os novos critérios técnicos para realização de concursos públicos na esfera federal. As regras estão no Decreto 9.739, de março de 2019.

Vale lembrar que o Decreto enumera uma série de exigências para que os órgãos possam ter pedidos de novos concursos atendidos. Entre eles, está o encaminhamento da evolução do quadro de pessoal nos últimos cinco anos.

O Ministério da Economia ainda diz estar focado na modernização da máquina pública do Estado, "a partir de ações de desburocratização e aplicação de novas ferramentas tecnológicas, sendo que o INSS é um dos órgãos focados na transformação digital dos seus serviços", segundo um trecho do documento enviado à equipe de reportagem do Direção Concursos.

INSS
Curso Técnico do Seguro Social do INSS
Curso Conhecimentos básicos para Analista do INSS
Questões Resolva mais de 2 mil questões do instituto

Ação do MPF

A Ação Civil Pública impetrada pelo Ministério Público da Economia requer a contratação de funcionários temporários para o INSS para resolver demandas dos últimos dois meses. Caso isso não seja realizado, o órgão pede um novo concurso INSS.

O próximo passo do processo deve ser uma audiência pública. O MPF pretende que o encontro seja realizado até 31 de agosto.

O pedido de um novo concurso para a autarquia federal prevê 3.984 vagas para técnicos, para concurseiros com nível médio completo. A remuneração inicial da carreira é de mais de R$ 5.100. Também existe a requisição para 1.692 novos analistas, que fazem jus a um salário inicial de quase R$ 7,6 mil.

O concurso INSS, de toda forma, é objeto de desejo de muitas pessoas que estudam para concursos públicos. Para sair na frente da concorrência, clique aqui e prepare-se da melhor maneira possível.

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.


Faça login ou cadastre-se para comentar.