O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Inscrições do Enem começam nesta segunda-feira(6)

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam nesta segunda-feira (06).  Mesmo os candidatos que pediram isenção da taxa de inscrição devem se inscrever, na Página do Participante. O prazo para efetuar as inscrições é até o dia 17 de maio.

Inscrição

A inscrição poderá ser realizada até as 23h59 do dia 17 de maio. Para efetuá-la, o participante deverá informar o número de seu CPF e a data de nascimento. Também deverá informar endereço de e-mail único, número de telefone fixo ou celular válidos, além de indicar o município onde deseja realizar o Exame e selecionar a língua estrangeira (inglês ou espanhol) que realizará a prova.

Taxa de inscrição

Após a realização da inscrição, o participante deve efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 85,00. Que deverá ser paga até o dia 23 de maio, em qualquer banco, casa lotérica ou agência dos Correios, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes bancários respeitados os horários de compensação bancária, sob pena de a inscrição não ser confirmada.

Cartão de confirmação

O Inep disponibilizará o Cartão de Confirmação da Inscrição pelo endereço, em data a ser divulgada. O Cartão informará o número de inscrição; a data, a hora e o local do Exame; a indicação do(s) Atendimento(s) aprovado(s), caso tenha(m) sido solicitado(s), a opção de língua estrangeira selecionada e a orientações relativas ao Exame.

O Exame

O Exame será constituído de redação em língua portuguesa e de quatro provas objetivas. Cada prova objetiva terá 45 questões de múltipla escolha. As provas objetivas e a redação avaliarão as seguintes áreas de conhecimento do ensino médio e os respectivos componentes curriculares:

  •         Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação: Língua Portuguesa, Literatura, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol), Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  •         Ciências Humanas e suas Tecnologias: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  •         Ciências da Natureza e suas Tecnologias: Química, Física e Biologia;
  •         Matemática e suas Tecnologias: Matemática.

O primeiro dia do exame terá 5h30 de duração e será realizado no dia 3 de novembro. Serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências Humanas e suas Tecnologias.

Já o segundo dia do Exame terá 5h de duração e será aplicado no dia 10 de novembro. Sendo aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias.

Local da prova

O local de prova do participante será informado no Cartão de Confirmação da Inscrição, que será disponibilizado na Página do Participante e no aplicativo oficial do Enem.  Lembrando que é de inteira responsabilidade do participante acessar o Cartão de Confirmação da Inscrição e acompanhar a divulgação do seu local de prova pelo endereço.

É recomendado que o participante leve o Cartão de Confirmação da Inscrição nos dois dias de aplicação do Exame.

Treineiro

Para aqueles candidatos que concluirão o ensino médio após o  ano letivo de 2019 ou não esteja cursando e não concluiu o ensino médio e queira treinar para o exame (denominados de “treineiros”), a participação no Enem visa somente a autoavaliação.

O participante “treineiro” estará submetido às mesmas regras que os demais participantes, exceto quanto à divulgação dos resultados, que por ser para fins de autoavaliação de conhecimentos, serão divulgados 60 dias após a divulgação dos resultados do Exame.

Confira dicas e simulados para você ir bem na prova do Enem 2019!

 

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.


Faça login ou cadastre-se para comentar.