O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Última chance! Aproveite nossa Black Friday com 35% OFF. Eu quero!

Governo do RS vai chamar mais de 4 mil novos servidores para reforçar a segurança pública

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

O governo do Estado do Rio Grande do Sul divulgou nesta sexta-feira, 8 de novembro de 2019, o cronograma de convocação de 4.459 novos servidores para a Brigada Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) no decorrer dos próximos 3 anos.

O objetivo das nomeações, de acordo com o governo,  é qualificar o efetivo policial e diminuir a criminalidade no estado. O evento contou com a presença do governador Eduardo Leite e o vice-governador e secretário de Secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Júnior.

“O cronograma viabiliza o chamamento de forma programada e responsável, permitindo a manutenção de efetivo e evitando a criação de uma defasagem de efetivo, por conta de aposentadorias, que resultasse na precarização de serviços e de chamamentos em massa”, explicou Eduardo Leite.

O número de servidores nomeados será distribuído da seguinte maneira:

  • Brigada Militar: 2.766 (2.576 praças e 200 oficiais)
  • Corpo de Bombeiros Militar: 351 (50 oficiais e 301 soldados)
  • Polícia Civil: 882 (100 delegados e 782 agentes)
  • Susepe: 450 (400 agentes penitenciários e 50 agentes penitenciários administrativos)

No caso da Susepe, o planejamento estratégico de abertura de novas vagas pode acarretar em modificações do que está previsto, com aceleração de nomeações.

De acordo com o governo, o calendário foi feito em conjunto com as secretarias da Fazenda e de Planejamento, Orçamento e Gestão, respeitando a situação fiscal do Estado.

“O chamamento gradual de novos servidores também tem como objetivo evitar uma leva grande de solicitações de aposentadoria ao mesmo tempo. Da forma como será feito, teremos uma maior previsibilidade e controle sobre o quadro funcional”, destacou o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior.

Confira nossas assinaturas com 35% OFF. Não perca esta oportunidade, é só até 30/11!

Eu quero

Faça login ou cadastre-se para comentar.