O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

A gente tem tudo o que você precisa. Planos a partir de R$22/mês. Aproveite! 🚀

Enem 2020: 28 participantes tiraram nota máxima na redação

As notas finais do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2020) foram divulgadas nesta segunda-feira, 29 de março. De acordo com o instituto, dos mais de 2 milhões de estudantes, somente 28 tiraram a nota máxima na redação.

De acordo com a professora do Qconcursos, Ana Machado, o baixo desempenho pode estar relacionado à pandemia da Covid-19 e a dificuldade para se adaptar ao estudo em plataformas de Ensino a Distância (EAD). Além disso, a professora destaca o tema da redação.

“Um dos elementos da proposta temática não faz parte do vocabulário usual da maioria dos participantes - a palavra estigma - e, dessa forma, a interpretação foi parcial, o que resultou na não abordagem completa do tema e nas notas baixas ou medianas”, explica.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), 87.567 estudantes zeraram a redação. Entre as causas, estão a fuga ao tema, cópia do texto motivador e, principalmente, redação em branco.

Para a professora Ana Machado, o motivo das redações em branco está, de alguma forma, relacionado à interpretação do tema.

“A proposta trabalhava com dois eixos: as doenças mentais e o estigma relacionado a essas doenças. Os participantes podem ter julgado o tema como complexo, pois realmente ainda é um assunto que deve ser discutido mais na sociedade, com todo o cuidado e com o entendimento especializado que necessita. Hoje esse assunto é velado e muitas vezes até romantizado. Portanto, essa dificuldade no entendimento do assunto pode ter auxiliado na porcentagem de redações em branco”. acrescenta Ana Machado.

Já entre as provas objetivas, a maior média geral foi a de linguagens, códigos e suas tecnologias e a menor ficou com ciências da natureza e suas tecnologias. Veja as notas:

  • Linguagens, códigos e suas tecnologias: 523,98
  • Matemática e suas tecnologias: 520,73
  • Ciências Humanas e suas tecnologias: 511,64
  • Ciências da Natureza e suas tecnologias: 490,39

O Enem 2020 contou com 5.893.369 inscritos, porém somente 2.795.369 participantes fizeram as provas. Já o Enem Digital teve 93.079 inscritos, com, somente, 31,5% de presença. Um dos maiores motivos da ausência foi a crise sanitária decorrente da pandemia da Covid-19.

No exame para adultos privados de liberdade e jovens sob medida socioeducativa que inclua privação de liberdade (Enem PPL), dos 41.864 inscritos, 74,1% participaram.

As provas do Enem 2020, na versão impressa, foram realizadas nos dias 17 e 24 de janeiro de 2021 e em 31 de janeiro e 7 de fevereiro de 2021. Já o Enem PPL ocorreu nos dias 23 e 24 de fevereiro.

Como consultar a nota do Enem 2020

As notas do Enem estão disponíveis na página do participante no site do Enem ou no aplicativo do exame. Para ter acesso ao resultado do Enem 2020, é necessário utilizar o login único do governo federal.

Caso o aluno tenha esquecido a senha, poderá recuperá-la inserindo o CPF no campo indicado e clicando em “Esqueci minha senha”. Em seguida, o sistema apresentará algumas formas recuperar a conta, como validação facial, bancos credenciados, internet banking, e-mail ou celular. Após essa etapa, o estudante receberá um código de verificação e gerará uma nova senha.

Como calcular a nota do Enem

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio é calculada pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). O método leva em consideração alguns aspectos, como o número de acertos do aluno, a quantidade de participantes que acertaram a questão e o nível de dificuldade da pergunta.

Com essa técnica, é possível identificar os chutes, como, por exemplo, o candidato acertar as questões consideradas difíceis e errar as mais fáceis.

Já a média do Enem é calculada por meio da soma das provas, incluindo a redação, divididas por cinco. Há a média complexa, quando a universidade coloca peso para cada prova. Neste caso, a média será a soma das cinco notas multiplicadas pelos respectivos pesos.

Leia mais: como fazer a média do Enem

Como é calculada a nota da redação do Enem:

A nota da redação do Enem, que vai de zero a 1.000, é dividida entre cinco competências. São elas:

Redação Perfeita Tudo o que você precisa para tirar a nota máxima

Como usar a nota do Enem 2020

O Exame Nacional do Ensino Médio é a principal forma de ingresso no ensino superior por meio do Sistema de Seleção Unificado (SISU), além de servir para o aluno conseguir bolsa de estudo em faculdades particulares por meio do ProUni ou financiamento estudantil (Fies).

Saiba mais: como funciona e para que serve o Enem


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.