O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Enem 2019: Inep divulga locais de prova

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou nesta quarta-feira, 16 de outubro, os locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Os candidatos podem conferir o cartão de confirmação com o local e horário das provas na página do participante do site do exame. Para fazer a consulta, é necessário inserir o CPF e a senha cadastrada no momento da inscrição.

Mais de 5 milhões de estudantes devem fazer a prova do Enem 2019 nos dias 3 e 10 de novembro de 2019. Os estados com maior número de participantes foram São Paulo, com 816.015 inscritos confirmados (16% do total), Minas Gerais, com 534.645 (10,5% do total) e Bahia, com 395.438 (7,8% do total).

Quem for aprovado no Enem 2019 poderá utilizar as notas para se inscrever no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas em universidades públicas, no Programa Universidade para Todos (ProUni), com bolsas de estudo em faculdades privadas, ou ainda no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Prepare-se Resolva mais de 4 mil questões de diversas disciplinas

Documentação no dia da prova

No dia da prova, os candidatos devem levar um documento original com foto para identificação. Não é obrigatória a apresentação do cartão de confirmação, mas os organizadores do exame recomendam que os examinandos levem o documento para evitar possíveis confusões sobre endereço e horário das provas.

Atitudes que podem eliminar um candidato

Em agosto, o Inep listou uma lista com 23 condutas que podem eliminar o estudante no processo seletivo. Veja abaixo algumas das ações penalizadas:

  • Causar perturbação no local de prova, como conversar com outros candidatos ou qualquer pessoa que não seja o fiscal ou aplicador.
  • Utilizar livros, notas, papéis ou outros documentos impressos durante o exame.
  • Deixar a sala de provas sem a autorização e acompanhamento de um fiscal, como no caso de ir ao banheiro.
  • Sair da sala antes de completar duas horas de exame.
  • Deixar o local de prova com cartão-resposta, folha de redação e folha de rascunho.
  • Sair do local com o caderno de questões antes dos 30 minutos para o término da prova.
  • Recusar-se a ser submetido pela revista eletrônica.
  • Não manter aparelhos eletrônicos, como celular e tablet, desligados e dentro do envelope porta-objetos desde a entrada na sala até a saída definitiva.

O instituto ressalta que a prova deve ser feita somente com caneta esferográfica preta de tubo transparente. Caso o candidato seja flagrado utilizando lápis e caneta de material não transparente será eliminado.

Temas da redação

A professora do Qconcursos Ana Machado indicou 5 temas que podem ser abordados na redação, uma das etapas mais temidas pelos candidatos:

  • A depressão e seus impactos na sociedade brasileira;
  • O sedentarismo e a obesidade na população brasileira;
  • A mobilidade urbana em discussão no Brasil;
  • A questão do lixo na sociedade brasileira;
  • Os obstáculos na doação de sangue no Brasil.

De acordo com a professora, como temas sobre saúde ainda não foram trabalhados no exame, há uma grande possibilidade de isso acontecer neste ano.

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.


Faça login ou cadastre-se para comentar.