O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

DÊ UM UPGRADE NA SUA PREPARAÇÃO - Torne-se assinante e transforme seus estudos!

Concursos públicos: PLOA prevê mais de 73 mil vagas para 2022

A Proposta de Lei Orçamentária (PLOA) para 2022, enviada ao Congresso Nacional na terça-feira, 31 de agosto de 2021, prevê a retomada dos concursos federais. De acordo com o secretário de Orçamento Federal, Ariosto Culau, foram autorizadas 41,7 mil vagas em “diversos órgãos públicos e nas agências reguladoras” para recompor a força de trabalho que se aposentou ou morreu nos últimos anos.

No entanto, o número pode ser ainda maior, visto que o texto da PLOA 2022 traz a estimativa de mais de 73 mil contratações. Neste caso, a previsão é para criação ou provimento de vagas em órgãos dos poderes. Ou seja, além da abertura de novos concursos públicos, poderá haver a convocação de aprovados em seleções anteriores.


➡️ Aproveite o cupom ARETOMADA e garanta 40% de desconto nos planos Premium e Premium Plus, e fique mais próximo da aprovação em 2022 com a plataforma de estudos que mais aprova! O cupom é válido até o dia 31/10/2021 e para planos anuais.


De acordo com o documento, há a previsão de criação de 4.097 novas vagas e 69.543 para provimento de cargos, distribuídas entre os poderes legislativo, executivo e judiciário, além do Ministério Público e Defensoria Pública.

No Poder Legislativo, estão previstas 149 vagas para provimento de cargos, sendo 70 para a Câmara dos Deputados, 40 para o Senado Federal e 39 para o Tribunal de Contas da União (TCU).

Já no Poder Judiciário há a estimativa da criação de 1.957 vagas e 2.274 para provimento:

  • Supremo Tribunal Federal: 82 para provimento
  • Superior Tribunal de Justiça: 82 para provimento
  • Justiça Federal: 775 para criação e 450 para provimento
  • Justiça Militar da União: 740 para criação e 52 para provimento
  • Justiça Eleitoral: 370 para criação e 827 para provimento
  • Justiça do Trabalho: 52 para criação e 450 para provimento
  • Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT): 250 para provimento
  • Conselho Nacional de Justiça: 20 para criação e 21 para provimento

Para o Poder Executivo são estimadas 1.129 vagas criadas e 66.654 para provimento de cargos, sendo divididas da seguinte maneira:

  • Criação e provimento de cargos e funções, inclusive substituição de terceirizados - Civis: 1.129 para criação e 53.442 para provimento
  • Polícia Militar do Distrito Federal: 796 para provimento
  • Corpo de Bombeiros Militar do DF: 355 para provimento
  • Polícia Civil do Distrito Federal: 500 para provimento

Além dos três poderes, o projeto traz previsão de provimento e criação de cargos no Ministério Público da União (229 para provimento) e na Defensoria Pública da União (1.011 para criação e 237 para provimento).

Concurso IBGE

Um dos concursos mais aguardados é o do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. O STF decidiu pela obrigatoriedade da realização do Censo Demográfico em 2022, que já está incluso na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) do ano que vem.

Há expectativa pela realização da nova seleção do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística não é de agora. Com mais de 200 mil vagas divulgadas, a seleção foi suspensa por corte no orçamento e pelo adiamento do Censo, que aconteceria em 2020, por conta da pandemia da Covid-19.

Além do IBGE, são esperados os novos concursos da CGU, Receita Federal e INSS. No caso deste último já foram solicitadas ao Ministério da Economia 7.575 vagas.

Servidores sem reajuste

Apesar da retomada dos concursos públicos da esfera federal, a PLOA não prevê reajuste para o funcionalismo público federal. Entretanto, segundo o secretário especial de Orçamento e Tesouro, Bruno Funchal, a situação pode mudar caso seja aprovado o parcelamento dos precatórios.

O Projeto de Lei Orçamentária Anual será analisado pela Comissão Mista de Orçamento e, em seguida, será levado para votação no Plenário. Caso aprovada, a PLOA seguirá para sanção do presidente Jair Bolsonaro, o que deve acontecer até meados de setembro.

📅 Concursos abertos: veja a lista completa e atualizada


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.