O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Veja concursos que não devem sair em 2020

Nem só de notícias boas deve viver um concurseiro. É importante mencionar quais concursos não possuem previsão de sair no próximo ano, especialmente para que esforços não sejam desperdiçados. Saber quais editais não devem sair pode ser uma boa chance de redirecionar os estudos e focar em áreas mas prováveis.

Por isso, listamos nesta matéria os concursos sem previsão para 2020. Veja abaixo quais são:

TRFs

O TRF 4 e o TRF3 lançaram edital em 2019 e, com isso, encerra-se a lista de tribunais que poderiam abrir concurso. Isso porque, em 2020, todos os TRFs estarão com seleção válida, sendo improvável a realização de outro concurso. Além disso, o mais recém criado TRF 6 também não deve abrir seleção, mas aproveitar servidores do TRF 1.

TRTs

As poucas vagas autorizadas no Projeto de Lei Orçamentária Anual para 2020 não traz expectativa para concursos TRTs. Foram autorizadas somente 90 cargos, que devem ser direcionados para seleções já em andamento.

Outro fator agravante é a situação financeira dos próprios tribunais. Este ano, o Conselho Superior de Justiça do Trabalho - que determina os provimentos do TRTs - informou que só seriam aprovadas as nomeações que não aumentassem a despesa. No mesmo documento, o CSJT explicava que o orçamento para 2020 diminuiria em R$ 1,7 bilhão.

MPU

O concurso de 2018 despertou a atenção de muitos concurseiros, que esperavam que outro edital fosse lançado para os cargos não abrangidos. No entanto, o orçamento de 2020 traz nenhum previsão de nomeação. Ou seja, não há expectativa de outro concurso para servidores para o órgão.

TJ SP

Outro concurso para o  Tribunal de Justiça de São Paulo era esperado de 2019 para 2020 devido à tradição de realizar concursos sempre que o anterior expirava. Porém, o tribunal surpreendeu a todos ao prolongar a validade do último certame. Com isso, o concurso estará válido em 2020, sem previsão de outro acontecer.

Correios

A privatização da empresa foi anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro. A consequência natural é que concursos públicos não serão necessários para contratação de mão-de-obra.

Não entanto, não desanime...

Os concursos acima são apenas uma pequena parcela se comparados com os que são esperados para 2020. A PLOA prevê 32.553 vagas para diversos órgãos. A previsão é de seleções para o Poder Legislativo, Poder Judiciário e para o Poder Executivo.

Exemplos de concursos que devem acontecer são para os TREs, que possuem 1.002 vagas autorizadas no PLOA. Além deles, o TCU já possui concurso confirmado não só pelo orçamento, mas pelo próprio presidente do tribunal. São 30 vagas para Auditor Federal de Controle Externo.

Saiba de outros concursos para 2020, aqui.


Há tempo para se preparar para os concursos previstos para 2020. Confira os pacotes completos para concursos públicos e garanta sua aprovação!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.


Faça login ou cadastre-se para comentar.