O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Concurso PM-BA: governo confirma edital com 2 mil vagas

O Governador da Bahia, Rui Costa, confirmou a liberação de edital para o concurso de Soldados da Polícia Militar do estado. A previsão é de que o documento seja lançado no segundo semestre deste ano e conte com 2 mil vagas a serem preenchidas:

“Serão 2 mil vagas, sendo que nós vamos chamar em duas etapas para programar a capacitação e treinamento. Chamaremos primeiro mil vagas e, em seguida, chamaremos mais mil para treinamento. Então, ao todo serão 2 mil vagas e o edital será divulgado no segundo semestre”, explicou Rui Costa durante o programa “Papo Correria”.

Segundo Rui Costa, também deve ser lançado este ano um edital para o preenchimento de vagas para a Polícia Militar. No concurso anterior, de acordo com o governador, não foram preenchidas todas as vagas de delegados e agentes.  

Requisitos para o cargo

No concurso anterior, realizado em 2017, algumas exigências foram solicitadas para se candidatar a uma vaga como Soldado: Ter ensino médio ou técnico profissionalizante completo; Ter no mínimo 18 anos completos e no máximo 30 anos; Possuir altura mínima de 1,60m para homens e de 1,55m para mulheres; e deter carteira de habilitação categoria B válida.

Para o concurso PM-BA 2019 são esperadas as mesmas regras.

Remuneração prevista

Atualmente, o salário de Soldado do estado da Bahia é de R$ 2.585,85, após o curso de formação. Espera-se um vencimento similar como teto para o novo concurso público.

Os convocados no processo seletivo anterior foram distribuídos em pontos de Salvador e em municípios como Ilhéus, Barreiras, Feira de Santana e Vitória da Conquista.

Etapas do concurso

De acordo com os últimos certames realizados, as etapas do concurso são:

Prova objetiva: contou com 80 questões com diversas disciplinas, como Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Naturais e Noções de Direito Constitucional, Administrativo, Penal Militar e de Direitos Humanos.  eliminatória;

Prova discursiva específica: contará com os temas do Conteúdo Programático.

Exame de Aptidão Física e de Saúde: é apenas eliminatória;

Exame Psicológico e verificação de conduta: também é só eliminatória.

Ao ser aprovado em todas as etapas, o candidato é convocado para a realização do curso de formação em Soldado da PM, que na Bahia tem duração aproximada de nove meses.

Último concurso

Uma boa notícia para os concurseiros é que no concurso da PM-BA de 2017 foram convocados mais mil aprovados, além das 2 mil vagas iniciais, o que aumenta a possibilidade de ser chamado.  Na época, mais de 123 mil pessoas concorreram ao cargo.

A validade do processo seletivo foi de um ano, tendo sido encerrado em 2018. O mesmo tempo é esperado para o concurso de 2019.

Agora é aguardar a liberação do edital para conferir os detalhes, mas já vale começar a se preparar para as provas, pois é certa a realização do certame.

Resolva questões da instituição

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.


Faça login ou cadastre-se para comentar.