O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Semana do cliente: assine o Plano Anual Premium com 20% de desconto! Quero aproveitar!

Concurso PMSP: informática é um dos assuntos com mais erros

As inscrições já estão abertas e, com isso, os estudos para as provas da Polícia Militar do Estado de São Paulo (PMSP) se intensificam. Desde o início de 2019, bem antes do início das inscrições, mais de 820 mil questões já haviam sido resolvidas na plataforma do Qconcursos.com. E os assuntos com maior índice de erros foram na área de Informática.

O concurso público da PMSP oferece 2.700 vagas para Soldado PM de 2ª Classe. A primeira etapa está prevista para 24 de novembro de 2019 e será aplicada por meio de uma prova objetiva com 60 questões de múltipla escolha. As disciplinas cobradas são Português, Matemática, Noções de Administração Pública, Conhecimentos Gerais e Noções Básicas de Informática.

Concurso Todas as informações sobre a seleção
Curso Estude com videoaulas e PDFs
PMSP no QC Tenha acesso a conteúdos exclusivos

Em uma análise feita nas questões resolvidas no Qconcursos.com, observou-se que os assuntos com mais erros são aqueles relacionados à Informática. Mais precisamente Navegadores, com Internet Explorer e Navegadores (browser) no topo da lista. Mesmo sendo 5 questões do tema na prova, qualquer ponto pode fazer diferença na aprovação.

De acordo com o professor de Informática, Frank Mattos, os erros nas disciplinas podem estar relacionados ao nível de dificuldade e ao método de cobrança do conteúdo, que, segundo o professor, foi “totalmente fora da curva”.

“Algumas questões foram de um nível muito acima do normal, que fugiu um pouco do padrão”, explica o professor, que acrescenta: “São questões com que as pessoas não estão acostumadas, achando que pelo fato de usarem o navegador vão fazer esse tipo de prova”.

Mas há maneiras de fugir dos erros. Frank sugere que o candidato selecione um material específico sobre o assunto de forma que conclua esse tipo de questão de modo eficaz.

Assuntos mais cobrados

Os tópicos mais abordados nas últimas provas do concurso da Polícia Militar de São Paulo são relacionados às disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática:

  1. Interpretação de textos;
  2. Aritmética e Problemas;
  3. Sintaxe;
  4. Noções gerais de compreensão e interpretação de texto;
  5. Significado contextual de palavras e expressões;
  6. História do Brasil;
  7. Porcentagem.

O mapa abaixo mostra a quantidade de questões de 18 provas anteriores da PMSP resolvidas no primeiro semestre de 2019 em todo o país. Lembrando que há, pelo menos, 8 processos seletivos na área da Polícia Militar previstos, autorizados e com inscrições abertas em diversas regiões do Brasil.

Concurso PMSP

Cargo: Soldado PM da 2ª Classe para o QPPM (Quadro de Praças da Polícia Militar)

Vagas: 2.700

Remuneração: R$ 3.164,58

Inscrições: até 25 de setembro de 2019

Taxa de inscrição: R$ 50,00

Requisitos: ter entre 17 e 30 anos, altura mínima de 1,55m (mulheres) e 1,60m (homens) e ter CNH nas categorias B e E

Banca organizadora: Fundação Vunesp

Prova: 24 de novembro de 2019

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.


Faça login ou cadastre-se para comentar.