O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Concurso PF: órgão faz pedido para Agente Administrativo e Agente de Polícia

Vanessa Gonçalves Leite de Souza, delegada e diretora de Gestão de Pessoal Substituta do órgão, confirmou pedido de novos concursos, tanto para área administrativa, quanto para Agente de Polícia da PF.

Veja, na íntegra, o documento que circula na internet.

Concurso Polícia Federal - Agente Administrativos

No documento que circula na internet, desde o dia 5 de agosto (2019), indica que foram feitas perguntas, através do Portal de Acesso à Informação, sobre próximas seleções na PF.

Vanessa Gonçalves, então, confirma que existe um expediente originário da Diretoria de Gestão de Pessoal requerendo autorização para o órgão realizar novo concurso na área administrativa do órgão. Veja abaixo:

Concurso Polícia Federal - Agente da Polícia Federal

A diretora de Gestão de Pessoal indica, também, que existe uma solicitação, para que seja autorizado concurso para 600 vagas no cargo de Agente da Polícia Federal. Segundo a delegada, o pedido encontra-se, atualmente, no ministério da Economia e aguarda análise do ministro Paulo Guedes. Confira:

Demais pedidos no órgão

As informações no documento que circula na internet não acabam por aí. O andamento do processo de aproveitamento de 547 novos candidatos, aprovados e não classificados no concurso 2018, também foi pauta.

Vanessa afirma que esse process não mais aguarda providências da Polícia Federal. Lembrando que maio de 2019, através de decreto presidencial (9.801), foi dada a autorização para provimento das vagas em questão.

Governo busca fortalecimento da PF

A política do atual governo é de fortalecimento da segurança pública e já deu indícios disso em diversas oportunidades.

Desse modo, já foram autorizadas, pelo presidente Jair Bolsonaro, mais nomeações que as inicialmente previstas nos editais da Polícia Federal e Polícia Rodoviária Federal.

De acordo com a delegada Vanessa Gonçalves, as solicitações feitas para novos concursos no órgão têm o respaldo do ministro da Justiça Sério Moro e depende do aval de outro ministro: Paulo Guedes, da Economia.

Veja um apanhado geral sobre o último concurso da Polícia  Federal

Realizado pela banca Cespe/ Cebraspe, o concurso PF 2018 ofertou 500 vagas iniciais (posteriormente aumentada por decreto presidencial para 1047 vagas) para diversos cargos no órgão:

  • Delegado de Polícia Federal;
  • Perito Criminal Federal;
  • Agente de Polícia Federal;
  • Escrivão de Polícia Federal;
  • Papiloscopista.

Os salários iniciais estavam na casa dos R$ 12 mil para Agentes, Escrivães e Papiloscopistas, e R$ 23 mil para Delegados e Peritos. Veja na tabela a seguir:

O concurso PF 2018 foi separado em quantas etapas?

O concurso para a Polícia Federa teve diversas etapas, a depender do cargo escolhido na disputa.

Para Agente e Papiloscopista, por exemplo, as etapas fora em número de cinco (5): Prova Objetiva; Discursiva; TAF; Avaliação Médica e Avaliação Psicológica.

Para Escrivães, seis (6) etapas: Prova Objetiva; discursiva; TAF; Exame de Digitação; Avaliação Médica e Avaliação Psicológica.

Para Delegados, sete (7) etapas: Prova Objetiva; Discursiva; TAF; Prova Oral, Avaliação Médica, Avaliação Psicológica e Títulos.

Já para Peritos, as etapas foram em número de sete (7): Prova Objetiva  1; Prova Objetiva 2, Discursiva; TAF; Avaliação Médica, Avaliação Psicológica e Títulos.

As disciplinas, para os cargos de Agente, Papiloscopista e Escrivão, foram:


Confira pacotes completos para Agente e Escrivão da PF

Quer saber mais sobre produtividade, motivação e alto rendimento em provas de concursos? Siga-me no instagram: @mauriciosa_

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.


Faça login ou cadastre-se para comentar.