O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Concurso PCDF: edital em dezembro e reajuste salarial

Em solenidade nesta quarta-feira (20/11) para anunciar projeto de aumento salarial da PMDF e dos bombeiros, o secretário de Segurança do DF, Anderson Torres, afirmou que o edital para o concurso PC DF, para Escrivão, será lançado em dezembro.

"O edital de Escrivão está pronto, só precisa ajustar alguns trâmites burocráticos. O edital está saindo nos próximos dias e o de Agente deve ficar para o começo do ano que vem", declarou.

Além disso, o secretário explicou que a escolha por lançar o edital de escrivão antes do de agente é uma forma de "democratizar a escolha do aluno". Ele reconheceu que há o risco de ter um quantidade de aprovados no cargo de Escrivão migrarem para o de Agente, mas acharam uma melhor decisão para que o candidato possa realizar provas dos dois cargos.

Com isso, há expectativa que o cadastro de reserva seja utilizado ao longo do tempo de duração do certame, já que 900 provas serão corrigidas.

Saiba mais sobre o concurso PCDF.

Sobre o reajuste salarial

O evento anunciado pelo governo era, a princípio, para o reajuste salarial da PM DF e do Corpo de Bombeiros. O projeto foi assinado pelo governador para enviar ao Presidente da República já que os salários pagos ao corpo de segurança do DF provêm do orçamento da União.

Será decisão do presidente, Jair Bolsonaro, se encaminhará o projeto como Projeto de Lei ou Medida Provisória.

Os policias e bombeiros militares terão uma equiparação aos salários dos policiais civis. O reajuste será de 32%, distribuído de forma escalonada. Então, anunciado inesperadamente pela deputada federal Celina Leão, outro projeto pretende lançar uma equiparação salarial entre PCDF e PF.

Ou seja, o salário inicial de um Escrivão da PCDF que é, hoje, de R$ 8.698,78 se aproximará do salário de um Escrivão da PF, que é de R$ 11.983,26 (de acordo com o último edital).

"A gente fecha uma etapa que posso dizer durou o ano todo. Foi o ano todo desta proposta de aumento", celebrou o secretário de Segurança, Anderson Torres.

Ainda no evento, o secretário anunciou que pretende convocar todos os aprovados do último concurso PM DF. Segundo o governador Ibaneis Rocha, a intenção é ter 1500 policiais militares no curso de formação em janeiro de 2020.

Cursos PC DF Conheça nossos pacotes completos

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.


Faça login ou cadastre-se para comentar.