
O Secretário da Segurança Pública de São Paulo, o policial militar da reserva Guilherme Derrite, anunciou um plano emergencial para recompor o efetivo das polícias do Estado. Isto aumenta as chances para um novo concurso PC SP.
Após assumir a Secretaria, no início de janeiro, o novo titular da pasta percebeu um déficit no quadro de segurança pública de São Paulo e a necessidade de novos concursos.
Assim determinou a elaboração de um plano emergencial para recompor os efetivos na Polícia Civil, Polícia Técnico-Científica e Polícia Militar de São Paulo.
"Ontem (3 de janeiro), eu tive uma reunião com o comandante da Polícia Militar, e daqui a pouco terei com o delegado-geral, doutor Artur Dian, sobre a Polícia Civil, para falar sobre efetivo para que eles apresentem um plano emergencial de recomposição do efetivo. Hoje na Polícia Civil é maior ainda a defasagem, mas a Polícia Militar ultrapassa 12%", anunciou o secretário, em entrevista à Rádio Cruzeiro, no dia 4 de janeiro.
De acordo com o secretário, o plano emergencial visa recompor o quadro o ‘mais breve possível’. No entanto, os quadros só devem estar completos no decorrer dos quatro anos de mandato.
Até agosto do ano passado, o déficit era de 11.853 agentes.
Concurso PC SP: autorizadas 3.500 contratações
O governador do Estado de São Paulo autorizou, em 2022, a contratação de 3.500 policiais a serem distribuídas entre as carreiras abaixo:
- Delegado: 552 vagas;
- Médico Legista: 116 vagas;
- Perito Criminal: 249 vagas;
- Investigador de Polícia: 1.250 vagas;
- Escrivão de Polícia: 1.333 vagas.
Os cargos exigem nível superior e contam com salários de até R$12 mil.
Ao que tudo indica, as contratações autorizadas serão para concursos em andamento e para novos certames.
Lembrando que o delegado diretor da Divisão de Administração de Pessoal (DAP) da corporação, Gilson Cezar Pereira da Silveira, já confirmou a pretensão de novos editais em janeiro de 2023.
“A nossa perspectiva é lançar os editais no começo do próximo exercício (2023). Já para janeiro. Esse é o nosso planejamento”, disse o diretor em 2022.
Até o momento, demais informações sobre um novo concurso PC SP ainda não foram divulgadas pela corporação.
Provas devem ser aplicadas até junho
Ainda de acordo com a Divisão de Administração de Pessoal (DAP), as provas do concurso PC SP devem ser aplicadas no primeiro semestre de 2023, ou seja, até junho.
O delegado ainda reforçou que a Fundação Vunesp deverá ser a banca do próximo concurso da Polícia Civil SP.
“A banca organizadora é contratada por dispensa de licitação e precisa nos oferecer o menor preço. A Academia de Polícia faz uma pesquisa de mercado para verificar os preços praticados. Se o preço da Vunesp for o menor/melhor, ela pode ser contratada pela administração pública. Caso não ocorra, é necessário fazer uma licitação”.
Além disso, o delegado confirmou a estrutura de provas do concurso PC SP. De acordo com ele, as avaliações seguirão os padrões dos últimos editais.
Principais informações do concurso PC SP
- Situação: previsto
- Cargos: a definir
- Vagas: a definir
- Provas até junho
- Edital em 2023