A Polícia Civil definiu a Fundação Vunesp como banca organizadora do novo concurso PC SP. A informação foi compartilhada por uma fonte interna da corporação à equipe de jornalismo da Folha Dirigida, nesta sexta-feira, 12.
Atualmente, o contrato entre as partes está em fase de elaboração e será submetido à apreciação da Consultoria Jurídica. Após estas etapas, o documento poderá ser assinado e oficializado no Diário Oficial.
É importante destacar que a Fundação Vunesp foi responsável por organizar os últimos concursos da PC SP.
De acordo com o delegado de Polícia Anderson Pires Giampaoli, que atualmente trabalha na Secretaria de Cursos de Formação e é responsável pela Secretaria de Concursos Públicos da Academia de Polícia "Dr. Coriolano Nogueira Cobra" (Acadepol), outras bancas estavam em disputa pelo novo concurso da PC SP.
“Nós temos que abrir a possibilidade por conta do princípio da livre concorrência. Nós temos instituições tão gabaritadas como a Fundação Vunesp para a realização de concursos. Desde o ano passado, a Academia de Polícia tem sido procurada por instituições que estão interessadas em concorrer”, ressaltou o delegado.
No entanto, a melhor proposta foi apresentada pela Vunesp, que venceu a disputa.
Ainda segundo as fontes, os editais do concurso público estão quase prontos. Cabe ressaltar que com a contratação da banca, o certame pode ser publicado em seguida.
Lembrando que, anteriormente, o delegado da Acadepol, Anderson Pires Giampaoli, já havia anunciado a publicação dos editais ainda no primeiro semestre.
“A ideia da Polícia Civil de São Paulo é os editais saírem entre um ou dois meses. Nós podemos dizer que ainda neste semestre já teremos os editais publicados para essas 3.500 vagas”, revelou Giampaoli, em entrevista concedida em abril.
Concurso PC SP terá 3.500 vagas
Autorizado em 2022, o concurso PC SP visa o preenchimento de 3.500 vagas, a serem distribuídas entre as carreiras de nível superior abaixo:
- Delegado: 552 vagas;
- Médico Legista: 116 vagas;
- Perito Criminal: 249 vagas;
- Investigador de Polícia: 1.250 vagas;
- Escrivão de Polícia: 1.333 vagas.
São esperados editais por carreira e os concursos serão regionalizados, com exceção do delegado, que terá oferta estadual.
Será realizada uma distribuição de vagas pelos diferentes Departamentos da Polícia Civil, abrangendo tanto a capital quanto a Grande São Paulo e áreas do interior.