O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Concurso INSS: audiência por problemas em atendimento é marcada

Foi marcada, para 24 de setembro, na Câmara dos Deputados, uma audiência para discussão dos problemas no atendimento do INSS. É sabido que a ausência de pessoal é determinante para a fragilidade da autarquia, que necessita de um novo concurso.

Denúncias sobre atrasos nas demandas, concessões de benefícios lentas e processos contra a autarquia motivaram a marcação do evento.

O deputado Carlos Veras (PT-PE) foi o responsável pelo agendamento da sessão, que contará com a presença da Federação Nacional dos Sindicatos dos Trabalhadores em Saúde, Trabalho, Previdência e Assistência Social (Fenasps).

Renato Rodrigues Vieira, presidente do INSS, também deve comparecer, bem como representantes do Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) e da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS/CUT).

Pesquisadores da Universidade de Brasília, responsáveis pela análise do modelo de atuação da autarquia, também devem estar presentes com alternativas de soluções. O debate será realizado na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público da Câmara, às 14h (de Brasília).

Concurso INSS

O último certame ocorreu em 2016, com poucos aprovados aproveitados. Atualmente, o déficit no quadro de pessoal é alarmante, tanto que o INSS desrespeita os prazos para resolver suas demandas.

Recentemente, foi implantado um bônus de produtividade para incentivar a produção dos servidores do INSS, mas a medida emergencial não resolve os problemas do órgão. A falta é de cerca de 11 mil funcionários.

Em 2 de outubro, uma audiência de mediação debaterá os próximos passos do concurso INSS. O encontro é um desdobramento da Ação Civil Pública impetrada pelo Ministério Público Federal por um novo edital.

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.


Faça login ou cadastre-se para comentar.