
O processo da Ação Civil Pública (ACP) impetrada pelo Ministério Público Federal contra a União no caso INSS teve audiência de mediação marcada para o dia 2 de outubro (2019).
Na Ação Civil Pública proposta pelo órgão ministerial, dentre outros temas, um chama nossa atenção, que é a realização do próximo concurso público no Instituto do Seguro Social (INSS).
Entenda sobre mediação
A professora de Direito Civil do Direção Concursos, Patrícia Dreyer, explica do que se trata uma audiência de mediação:
“A audiência de mediação serve para que as partes consigam estabelecer um canal de diálogo e cheguem, por elas, à solução de um denominador comum“.
Ou seja, no caso da mediação, as partes são protagonistas não somente do litígio (conflito), como também da solução. E essa é a grande diferença que há entre a mediação e a conciliação:
“Na conciliação, o conciliador propõe sugestões, sugere alternativas“, continua.
Breve análise sobre o caso
A Ação Civil Pública (ACP) proposta pelo MPF contra a União chegou em meio a afirmações do Ministério da Economia, que negou apresentar medidas para diminuir o déficit de servidores no INSS.
A primeira ação do MPF foi recomendar que se desse uma posição em 30 dias, o que foi ignorado pelo Governo Federal.
Na recomendação, elencou-se razões diversas para a necessidade de realização de um novo concurso para o INSS. Veja algumas:
- Déficit de cerca de 10 mil funcionários;
- Mais de nove (9) mil funcionários aptos a se aposentarem;
- Atraso na entrega de benefícios previdenciários.
Os professores e coordenadores do Direção Concursos, parceiros do QC, Arhur Lima e Victor Dalton, fazem uma breve análise que você pode conferir neste link.
Governo Federal faz análise
A União segue analisando os temas da ACP impetrada pelo MPF e já toma algumas medidas para amenizar a situação do INSS.
Uma das medidas propostas foi a Estratégia Integrada para Desjudicialização da Previdência Social, que é baseada na união entre os poderes da República, num sistema integrado para dar mais celeridade aos processos que garantem os benefícios.
Outras medidas são: bônus de produtividade para servidores, no intuito de fazer análise de processos parados por longos períodos, aproveitamento de servidores de outros órgão, para amenizar o déficit verificado na entidade, além da digitalização de procedimentos.
Quando esperar pelo próximo concurso INSS?
Agora é aguardarmos a audiência de mediação, para que tenhamos uma posição mais concreta sobre o assunto. Importa dizer que, por se tratar de processo não comum, há sim a possibilidade, até mesmo, de um novo edital ainda em 2019.
INSS | |
---|---|
Curso | Técnico do Seguro Social do INSS |
Curso | Conhecimentos básicos para Analista do INSS |
Questões | Resolva mais de 2 mil questões do instituto |
Quer saber mais sobre produtividade, motivação e alto rendimento em provas de concursos? Siga-me no instagram: @mauriciosa_