Concurso INSS: ministro explica convocação dos excedentes

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, dialogou mais uma vez sobre as convocações dos aprovados no cadastro de reserva do concurso INSS.

O representante da pasta comentou sobre como devem ocorrer as primeiras chamadas, durante reunião com o deputado federal Marcelo Lima, em Brasília.

Segundo Lupi, ao longo de 2023, devem ser convocadas mais de 3 mil pessoas. Para que isso ocorra, o Governo Federal precisa aprovar, parte desse número, em um pedido a ser feito pelo ministro.

Na última terça-feira, 14 de fevereiro, foram convocados mil aprovados nas vagas imediatas, para o curso de formação inicial.

O ministro ainda prevê mais 250 convocações a partir de abril, quando terá terminado o curso de formação. O quantitativo representa os 25% permitidos em lei.

As demais convocações só serão efetivadas após o Governo Federal aceitar a solicitação de Lupi.

"Primeiro, tenho que treinar, de março a abril. Abril, eles já estão nas agências do Brasil todo. Logo depois, eu mando chamar, isso já é da lei, 25% desses mil. Mais 250 que, logo depois, vão fazer o curso de preparação e capacitação, e, terminado esses cursos, eu vou reivindicar, aí é uma reivindicação minha, porque não é da lei, mas é possível, chamar os outros, cerca de 2 mil que faltam, para completar todos aqueles que foram aprovados. O meu empenho foi para que tenhamos 3.200 e alguns funcionários efetivamente na Previdência", afirmou Lupi ao deputado Marcelo Lima.

O curso de formação para os aprovados no cadastro de reserva ocorrerá em Brasília, no Distrito Federal.

Como será o curso de formação do concurso INSS

Os primeiros mil candidatos aprovados na seleção já foram convocados para o curso de formação. O prazo para solicitar a matrícula foi até as 16h desta quinta-feira, 16, no site do Cebraspe.

Os candidatos que conseguiram efetuar o procedimento, deverão imprimir o comprovante e entregá-lo, pessoalmente, no dia 6 de março no local do curso de formação.

O local de realização do curso de formação estará disponível a partir do dia 3 de março, por meio de consulta individual.

Os candidatos que não realizaram a matrícula até a data estipulada estão eliminados do concurso.

No dia 24 de fevereiro, haverá uma segunda convocação para outros aprovados, cuja matrícula poderá ser efetivada entre as 10h do dia 25 e as 16h do dia 26 de fevereiro.

O curso será realizada nas seguintes cidades:

  • Belém (PA);
  • Belo Horizonte (MG);
  • Brasília (DF);
  • Florianópolis (SC);
  • Fortaleza (CE);
  • João Pessoa (PB);
  • Manaus (AM);
  • Rio de Janeiro (RJ); e
  • São Paulo (SP).

Para obter a aprovação no curso de formação, é preciso ter notas satisfatórias nas provas objetivas e discursivas que compõem a etapa.

As provas objetivas e discursivas serão realizadas no dia 9 de abril, às 8h, para todos os candidatos.

A prova objetiva será do tipo certo/errado. Para ser aprovado na avaliação, são necessários 48 pontos ou mais.

Já a discursiva valerá 30 pontos e consistirá em duas questões, a serem respondidas em até 15 linhas. Para ser habilitado, o candidato deve obter 12 pontos ou mais nesta etapa.

O concurso para o Instituto Nacional do Seguro Social trouxe mil vagas imediatas para o cargo de técnico do seguro social, de nível médio.

A remuneração inicial do cargo é de até R$5.905,79, para jornada de trabalho de 40 horas.

Durante o curso, no entanto, o candidato receberá a título de auxílio financeiro, 50% da remuneração da classe/padrão inicial do cargo.


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.