
Um novo concurso DPE RJ para a carreira de defensor já é alvo da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro para 2023.
O previsão foi dada nas redes sociais por Rodrigo Pacheco, Defensor Público Geral do Estado que informou ainda que já foi aprovado o orçamento da DPE RJ para o próximo ano com a previsão de “realização de concurso público para defensor e a implementação do PCCS dos servidores”.
Apesar de informações como prazos ainda não terem sido anunciadas, espera-se que os preparativos para o novo edital avancem em breve.
O que é preciso para ser um Defensor da DPE RJ
Bacharéis em Direito podem se candidatar à carreira de defensor no próximo concurso DPE RJ. Além do bacharelado, é necessário experiência prática profissional de, no mínimo, dois anos e, no máximo, até a data da posse, o que poderá ser antecipada na inscrição definitiva.
Último concurso DPE RJ
Realizado em 2021, o concurso DPE RJ ofertou 38 vagas para graduados em Direito para cargos vagos na classe inicial e foi organizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). A remuneração de um defensor público pode chegar a R$28.439,89.
Na última seleção, os concorrentes foram submetidos a 3 etapas de seleção:
- prova preliminar objetiva, de caráter eliminatório;
- provas escritas específicas, de caráter eliminatório;
- provas de sustentação oral, de caráter classificatório.
Os aprovados em todas essas fases passaram por avaliação de títulos.