O seu navegador (Unknown Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora
Seu match está prestes a expirar! Última chance de aproveitar a partir de R$8,40 mensais.

Concurso público: como planejar os estudos

Neste nosso papo, vamos falar sobre a importância de um planejamento de estudos para concursos públicos e como fazê-lo de forma eficiente para que não haja tempo perdido!

Aliás, tempo é um item raro na vida de quem estuda e, muitas vezes, precisa dividi-lo com outros afazeres da vida, não é?

Seria você uma pessoa com todo o tempo do mundo para os estudos ou aquela pessoa que precisa se desdobrar para que o tempo renda?

Independentemente de qual perfil você se encaixe, pode estar certo que ter tempo sobrando ou em escassez é problemático do mesmo jeito se não tiver um planejamento bem delineado.

Você não tem ideia de quantas pessoas eu conheci ao longo da minha vida no mundo de concursos que perderam esse bem valioso do tempo por não saber aproveitá-lo de forma correta. Quantas delas me dizem que sempre “aparece” alguma coisa no caminho que desvia a atenção e rouba o tempo dela. E não será nem a primeira e nem a última pessoa a falar sobre isso.

E sabe de uma coisa? Percebi que muitas pessoas que me procuram ou procuraram ao longo desse tempo, desistiram de estudar para concursos alegando  falta de tempo. Uma hora a “desculpa” é a faculdade, outra o trabalho, os filhos, a família. Claro, todos nós temos tarefas que não se limitam à vida de concurseiro.

Mas, é preciso estabelecer prioridades em tudo o que se faz, concorda?

E quantas outras pessoas que eu acompanhei de perto que demoraram a chegar à aprovação simplesmente por não ter levado a sério os estudos durante a primeira preparação? Talvez se tivesse colocado dentro de um planejamento, poderia ter chegado ao objetivo já no primeiro concurso.

E estamos em um ano em que os concursos estão voltando com toda a força, o mercado público tem oferecido muitas vagas, e, já imaginou que uma delas pode encaixar-se perfeitamente em você? Tente buscar sempre orientação com professores e amigos que já passaram por essa etapa. Isso vai ampliar seus horizontes e vai perceber que muita coisa tem a ver com disciplina, organização e dedicação.

Eu vou sempre insistir com as pessoas que me procuram para que não se percam nas armadilhas que criamos para nós mesmos quando deixamos passar oportunidades. O tempo é preciso e será nosso maior aliado sempre.

Estudar para concursos é um projeto de vida que, dependendo com cncurso que você escolheu, pode ser de médio a longo prazo. Logo, sem preparação nem pensar, nenhuma chance de passar!

Se você sempre colocar obstáculos e não começar a estudar, a aprovação pode demorar muito mais tempo para chegar. Porque eu sempre digo que não existe varinha de condão capaz de fazer a mágica da aprovação. Ou estuda ou estuda. E, para isso, precisará cuidar muito bem do tempo.

Agora, se você mantiver uma organização nos seus estudos, conseguirá visualizar os pontos mais fortes e mais fracos na sua preparação e, assim, manter o ritmo nos mais fortes e buscar soluções para eliminar as fraquezas.

Reconsidere sempre as suas atividades e prioridades. Esse é o caminho!

Bem, agora que você já entendeu que o tempo será seu maior aliado na conquista da sua vaga, vamos entender o que precisamos fazer para que isso aconteça.

Como aproveitar o tempo que temos disponível?

A resposta está em uma palavra chamada organização! Com organização a gente consegue utilizar de forma proveitosa o tempo que temos em nossas mãos.

Afinal, a gente sabe o quanto é necessária uma boa preparação para alcançar o objetivo que é conquistar a vaga.

Bem, vamos organizar nossas ideias agora! A primeira coisa que você precisa fazer é criar uma tabela ou planilha com dias e horas durante a semana e colocar todos os seus afazeres. Por exemplo, academia, psicólogo, cursos, trabalho, etc,  tudo aquilo que ocupa seu dia.

Ah, e não se esqueça de que temos os feriados, fins de semana, algumas horas em que ficamos em frente à TV nem sempre vendo algo interessante. Esses pequenos períodos, se somados, farão grande diferença. E isso tudo, sem abrir mão de coisa alguma.

Agora, chega a parte em que você vai olhar para a sua programação de conteúdo!

Analise o edital

O próximo passo é analisar o edital do seu concurso, caso não tenha saído ainda, olhe para o último e identifique as disciplinas que estão contempladas nele.

Um bom planejamento dos estudos começa com a organização por meio de uma agenda na qual você distribuirá as disciplinas pelos dias da semana e passará por todas elas o tempo todo.

Determine qual será o tempo reservado para o estudo e a proporção dele que será dedicada a cada matéria. Um parâmetro que pode ser interessante e bem eficiente é ajustar o tempo disponível de estudo ao peso de cada disciplina do edital, mas tudo depende em que parte você está no processo de preparação.

Leia mais: é preciso estudar todo o edital?

Por quais matérias começar?

Você pode começar a estudar pelas matérias básicas e, mais à frente, quando tiver domínio da teoria e já estiver fazendo questões aqui no site Qconcursos, poderá entrar em uma nova fase que contemple as disciplinas específicas e dividir esse tempo com o treinamento de questões ou estudar resumos daquelas que você já estudou. A organização é a mesma, você não deve abandonar o estudo das matérias básicas, mas reduzi-lo para abrir espaço para as disciplinas específicas.

Minha sugestão é que você mantenha o contato permanente com as disciplinas, e não focar apenas em uma ou duas por vez e só atacar a próxima quando acabar a anterior, porque isso pode ser um grande risco para que esqueça o que estudou. E, sabemos que conhecimento tem de ser massificado o tempo todo e com resolução de questões.

Um fator importantíssimo é que você seja honesto sempre consigo mesmo, porque a sua programação não pode ser impossível de ser colocada em prática, assim você evita frustrações ao longo do caminho.

Treine muitas questões

Vamos supor que você já tenha estudado todo o conteúdo teórico, feito algumas questões das matérias básicas e das específicas, e seu edital ainda não tenha saído. Este é um sonho para muitos concurseiros, não é mesmo? Eu sei disso! Quem não quer ter um tempo bom para estudar mais, certo? Mas, até nessa sobra de tempo é precioso ter muita organização e cuidado para não desperdiçar o tempo.

Por isso, é importante que você refaça a sua tabela, agenda, planilha, seja lá qual a ferramenta você esteja usando para se organizar, e comece a resolver baterias de questões. Comece com algumas dezenas, depois vá aumentando a quantidade.

Leia mais: como estudar por questões

Debate questões com seus colegas que estão no mesmo objetivo, leia os comentários da comunidade de concurseiros daqui do Qconcursos, troque ideias sobre as questões, ensine, pois ensinar é uma maneira de estudar efetivamente. Aqui no site, você tem a possibilidade de criar comentários incríveis que lhe darão a oportunidade de resgatar o conteúdo e estar em contato com ele o tempo todo.

Organizando as demandas dos filhos pequenos

Se você tem filhos pequenos, peça ajuda à família, explique a todos que será questão de tempo para que você consiga a sua tão sonhada vaga e conquiste uma vida mais tranquila.

Inclusive, eu bati um papo muito interessante com a Lízia Medina, especialista em concursos, que trouxe dicas bem bacanas justamente sobre como as mães podem conjugar as múltiplas jornadas com os estudos. Ouça o episódio.

Pratique exercícios físicos

Mas, peraí, e se meu concurso não tiver prova de aptidão física? E se eu lhe disser que independentemente, de ter teste de aptidão física no seu concurso, se exercitar vai ajudar e muito, nos seus estudos?

Uma pesquisa publicada na revista científica Current Biology, em 2016, conseguiu provar que a atividade física pode ser uma aliada de quem estuda porque ajuda a reter o conhecimento. Para os pesquisadores, o estímulo de substâncias liberadas durante o treino físico pode auxiliar na fixação do conteúdo estudado na memória.

Então, mexa-se e seu resultado será melhor!

Divirta-se e descanse!

Isso mesmo! Tão importante quanto organizar os estudos é ter espaço na sua agenda para os momentos de lazer. Isso é fundamental para que o cérebro descanse e possa processar tudo aquilo que já foi estudado por você.

É só fazer uma analogia com treino físico, você precisa de um dia para descansar os músculos para que eles absorvam o treino, certo? É a mesma coisa com o cérebro e os estudos. Não adianta estudar horas demais e assimilar de menos.

Aproveite o momento de descontração com a  família e amigos, pois  é a melhor forma de relaxamento e, isso, faz parte da boa preparação.

Leia mais: a importância da saúde mental durante a preparação

Tenha disciplina e rumo à aprovação!

Agora que você já tem subsídios suficientes para se dar bem nos estudos. Mas, não se esqueça de que essas são apenas sugestões para você ter um norte, afinal, cada pessoa tem um modus operandi e é importante que sua organização seja adequada a seu jeito e traga conforto e confiança e, acima de tudo, comprometimento para que o resultado seja alcançado.

Sem disciplina, o tempo previsto para passar em concurso certamente será ainda maior, provocando inevitáveis desgastes e até desânimo ou abandono. Sendo assim, imagine-se com uma excelente remuneração e estabilidade na carreira  e perceberá que tudo terá valido – e muito! – a pena.


Quer ficar por dentro das principais notícias que rolam no mundo dos concursos? Acompanhe o nosso canal no Telegram e fique por dentro de tudo!

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.