O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Concurso Abin 2018: banca definida

defibnida cespe como banca do concurso abin 2018Quem está se preparando para o concurso ABIN 2018 e estava na agonia de conhecer a organizadora do próximo concurso já pode direcionar seus estudos para o Cebraspe – Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Promoção de Eventos – (antigo Cespe).

Isso porque a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) publicou no diário oficial, desta quinta-feira, 9 de novembro, a escolha do Cebraspe para organizar o seu concurso para 300 vagas que já está autorizado para 2018.

Próximo Passo

Após assinar o contrato, que deve ocorrer em breve, o edital deverá ser publicado.

Provavelmente, não dará tempo de ser publicado o edital do  concurso Abin 2017.

o Notícias dão conta de que a abertura das inscrições deva ocorrer em janeiro de 2018, pois a data limite para a publicação do edital é dia 16 de janeiro de 2018.

Concurso Abin – Cargos

O concurso oferece 300 vagas, sendo 20 oportunidades para nível médio de escolaridade, para o cargo de agente de inteligência, e 280 para nível superior. Dessas 280 oportunidades, 220 são para a carreira de oficial de inteligência e 60 para oficial técnico de inteligência.

Para concorrer será necessário possuir formação em áreas específicas ainda a serem divulgadas.

Para quem ainda não se animou com o concurso da Abin, eis um bom motivo: as remunerações iniciais são de até R$ 15.461,80.

Ainda dá tempo de estudar para o concurso da Abin

Para quem decidiu agora a estudar para esse certame, o ideal é organizar toda a preparação em uma tabela de estudos dividindo as matérias a serem estudas pela disponibilidade do aluno.

O candidato deverá ter como base o conteúdo programático do concurso Abin 2010.

Veja aqui tudo sobre o último concurso

Assista a um vídeo com uma questão comentada do último concurso

 Com estudar para o concurso ABIN

De acordo com Fernando Bentes, diretor acadêmico do QC, são três eixos de estudo para esse concurso:

  1. As matérias gerais, como Português, Raciocínio Lógico e Noções de Informática;
  2. As matérias jurídicas, como Noções de Direito Administrativo e de Direito Constitucional; e
  3. A Legislação de Inteligência.

Nos cargos de nível superior, o candidato ainda precisa estudar as disciplinas específicas de cada tipo e especialidade.

O estudo do conhecimento específico do cargo, da legislação de inteligência e das matérias jurídicas deve ser enfatizado.

Raciocínio Lógico e Noções de Informática são matérias necessárias, mas com um caráter nivelador, ou seja, o candidato precisa saber um mínimo que o teste se tem condições de lidar com o cotidiano de um serviço público.

Material de estudos para o concurso Abin 2018

https://livraria.qconcursos.com/produto/18228/atividade-de-inteligencia-e-legislacao-correlata_joanisval-brito-goncalvesAlém das inúmeras questões que você encontra, tanto de concursos anteriores da instituição quanto da banca Cebraspe, você deve estar por dentro da Legislação da Abin.

Indicamos, ainda, a leitura do livro Atividade de Inteligência e Legislação Correlata, de Joanisval Brito Gonçalves, da editora Impetus.

O livro Atividade de Inteligência e Legislação Correlata foi a primeira obra lançada no Brasil reunindo aspectos doutrinários e legais sobre o “ofício dos espiões”.

O livro é fruto da experiência do autor, que foi oficial de inteligência da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN).

Atualmente, ele é consultor legislativo do Senado Federal trabalhando junto à Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência do Congresso Nacional.

Além disso, é um dos principais pesquisadores na América Latina sobre Inteligência.

Atribuições dos cargos

Quem optar pelo cargo de oficial de inteligência terá como atribuições o planejamento, a execução, a coordenação, supervisão e controle da produção de conhecimentos de inteligência.

Além disso, ficarão a cargo desses servidores as seguintes ações:

  • salvaguarda de assuntos sensíveis;
  • as operações de inteligência;
  • atividades de pesquisa e desenvolvimento científico ou tecnológico direcionadas à obtenção e análise de dados e à segurança da informação;
  • o desenvolvimento de recursos humanos para a atividade de inteligência e desenvolver e operar máquinas, veículos, aparelhos, dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas necessários à atividade de inteligência.

Atribuições dos cargos de nível superior

Já que for aprovado para o cargo de oficial técnico de inteligência terá como atribuições as seguintes ações:

  • planejar, executar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades de gestão técnico-administrativas, suporte e apoio logístico;
  • produção de conhecimentos de inteligência, ações de salvaguarda de assuntos sensíveis, operações de inteligência, atividades de pesquisa e desenvolvimento científico ou tecnológico, direcionadas à obtenção e análise de dados e à segurança da informação, atividades de construção e manutenção de prédios e outras instalações;
  • desenvolver recursos humanos para a gestão técnico-administrativa e apoio logístico da atividade de inteligência; e
  • desenvolver e operar máquinas, veículos, aparelhos, dispositivos, instrumentos, equipamentos e sistemas necessários às atividades técnico-administrativas e de apoio logístico da atividade de inteligência.

E, o agente de inteligência deverá oferecer suporte especializado às atividades decorrentes das atribuições do oficial de inteligência.

Último concurso

O último concurso foi realizado em 2010 e contou com 49.275 inscritos. A oferta foi de 80 vagas, sendo que 50 foram para o cargo de oficial técnico de inteligência em diversas áreas.

As  outras 30 foram para agente técnico nas áreas de administração, contabilidade, edificações, eletrônica e tecnologia da informação.

Neste edital de 2010 não houve vagas para oficial de inteligência e agente de inteligência, sendo que o último concurso ocorreu em 2008.

A organização dos dois concursos foi do Cespe.

Comece a estudar a partir de hoje para o concurso da Abin pelo QC.

Veja as provas anteriores e questões online

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.


Faça login ou cadastre-se para comentar.