O seu navegador (Generic Browser 0) está desatualizado. Melhore sua experiência em nosso site!
Atualize Agora

Agência Nacional do Petróleo- ANP tem banca definida

ANPA banca organizadora do próximo concurso da Agência Nacional do Petróleo – ANP – foi definida hoje, 5 de novembro. O concurso será organizado pela Fundação Cesgranrio. Desta forma, os candidatos podem direcionar os estudos para o perfil da banca.

Segundo Fernando Bentes, diretor acadêmico do site Qconcursos.com as características da banca Cesgranrio dependem da disciplina. “Em Português, o candidato deve treinar bastante interpretação de texto e a relação entre coesão e coerência; em Matemática e Raciocínio Lógico,atenção à tabela-verdade, probabilidade e aritmética, lembrando que é sempre bom fazer uma revisão na matemática básica do ensino médio. Para o especialasta, de um modo geral, a Cesgranrio não faz provas com muitas questões, então o candidato deve se preocupar menos com o tempo e mais com a concentração em acertar as questões de prova. “O mais importante é o candidato fazer muitas questões de provas passadas da Cesgranrio para se adaptar ao estilo de pergunta e de resposta que a banca adota”, orienta.

O último concurso para cargos de nível médio,em 2008, foi organizado pela Cesgranrio também. Já para nível superior o último certame foi em 2012 e foi realizado pela banca CESPE.

 Sobre o próximo concurso

Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP está com concurso público autorizado, desde 24 de junho,  pelo Ministério do Planejamento que terá 34 vagas, sendo 20 para Técnico Administrativo e 14 para Técnico em Regulação de nível médio e superior. O prazo expira em 24 de Dezembro.

De acordo com a Tabela de Remuneração dos Servidores Públicos Federais Civis e dos Ex-Territórios, as remunerações serão de R$ 3.109,52 a R$ 4.742,07.

Conteúdo programático comum aos cargos do último concurso

O candidato pode se basear no conteúdo programático do último concurso para os mesmo cargos que foi em 2008, para nível médio. No entanto, não é aconselhável estudar pela última prova, pois há muitas questões desatualizadas, entre as de direito e as de língua portuguesa.

As disciplinas comuns aos cargos de nível médio e superior à época foram: Língua Portuguesa, Noções de Informática e  Direito Administrativo. Além da legislação da instituição.

Dicas de Estudos

Para quem já vem estudando, este é o momento de intensificar os estudos e treinar muitas questões da banca para sedimentar o conteúdo. Para otimizar a preparação, monte uma agenda de estudos de acordo com a sua disponibilidade e crie metas.

Para quem vai iniciar neste momento vale a dica da agenda e muita organização. Estude de preferência uma matéria por dia para não ficar cansativa a preparação.

Em relação à forma de estudo, ela deve ser a que mais se adéqua à sua condição e estratégia. No entanto, é fundamental que você crie um planejamento e o siga até o final. Não se esqueça de intercalar o estudo teórico com treinamento de questões. A minha sugestão é que, a cada tópico, você sedimente o conteúdo com a resolução de questões.

Bons estudos!

Veja questões da Fundação Cesgranrio

Cadastre-se e faça parte da maior comunidade de ensino on-line do Brasil.


Faça login ou cadastre-se para comentar.