Questões de Concurso Buscando por q742419

Foi encontrada 1 questão

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q742419 Noções de Primeiros Socorros

Instrução: Leia atentamente o texto e responda a questão.

A recuperação de uma vítima de um acidente depende da rapidez com que ela recebe os primeiros atendimentos. Para tanto, é necessário conhecer um pouco sobre esses procedimentos. Lembramos que o socorro final deve sempre ser prestado por equipe médica especializada e que os primeiros socorros são apenas procedimentos para manter a vítima estável até a chegada dos especialistas. Os primeiros socorros ou socorro básico de urgência são as medidas iniciais e imediatas dedicadas à vítima, fora do ambiente hospitalar, executadas por qualquer pessoa, treinada, para garantir a vida, proporcionar bem-estar e evitar agravamento das lesões existentes. A prestação dos primeiros socorros depende de conhecimentos básicos, teóricos e práticos por parte de quem os está aplicando. O restabelecimento da vítima de um acidente, seja qual for sua natureza, dependerá muito do preparo psicológico e técnico da pessoa que prestar o atendimento. O socorrista deve agir com bom senso, tolerância e calma. O primeiro atendimento mal sucedido pode levar vítimas de acidentes a sequelas irreversíveis. (Disponível em: http://redeetec.mec.gov.br/images/stories/pdf/. Acesso em: 27/09/2016.) 

Acerca de procedimentos de primeiros socorros, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.

( ) Em casos de ferimentos externos ou profundos, caso haja sangramento, a hemorragia deve ser contida imediatamente, por meio de uso de compressa limpa e seca aplicada ao ferimento, devendo o socorrista usar luvas esterilizadas.

( ) Em caso de queimaduras externas superficiais, o socorrista deve lavar e manter a área queimada sob água corrente para resfriamento, não devendo aplicar pomadas até diagnóstico médico.

( ) Em caso de queimaduras externas profundas, o socorrista deve perfurar as bolhas e retirar ou soltar as roupas coladas à queimadura, aplicando água corrente sobre as mesmas.

( ) No caso de rompimento total ou parcial de qualquer osso, o socorrista deve imobilizar o local da fratura e também as articulações próximas, acima e abaixo do local.

Assinale a sequência correta.

Alternativas
Respostas
1: C