Questões de Concurso Buscando por q740316

Foi encontrada 1 questão

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q740316 História

Observe a imagem.

Imagem associada para resolução da questão

(Disponível em: https://q=fim+do+populismo+na+america+latina&biw=1920&=+populismo+na+america+latina&imgrc=Z-B92nk3DGSzM%3A.)


O populismo foi um tipo de situação política experimentada na América Latina entre as décadas de 1930 e 1960, que teve como grande contexto propulsor a crise de 1929. Nessa época, várias das nações latinas – vistas como portadora de uma economia periférica – viveram uma fase de desenvolvimento econômico seguido pelo crescimento dos centros urbanos e a rearticulação das forças sociais e políticas. Sobre os fatores que explicam a desintegração dos regimes populistas na América Latina, analise as afirmativas a seguir.

I. Houve uma crescente desconfiança das elites empresárias, associadas ao capital estrangeiro, ante o avanço dos movimentos sindicais.
II. O medo de que a própria ordem capitalista e burguesa pudesse ser contestada, devido ao avanço das reivindicações das massas populares.
III. O surgimento de partidos de extrema direita, que, ao apoiarem a radicalização ideológica das massas populares, punham em risco o monopólio estatal.
IV. As intervenções militares, que em ação conjunta com os EUA, aceleraram o colapso dos regimes populistas.

Estão corretas apenas as afirmativas

Alternativas
Respostas
1: C