Questões de Concurso Buscando por q644968

Foi encontrada 1 questão

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q644968 Geografia
“Pensemos: quem é mais desbravador do mundo do que uma criança? Quem possui coragem para perguntar o que desconhece com absoluta franqueza e profunda curiosidade? A criança já nasce ‘geógrafa’, pronta para explorar seu ambiente e aqueles novos que lhe são apresentados. Antes mesmo de começar a ler, a sua aventura já foi iniciada e nosso trabalho maior então será romper o desafio de um ensino tradicional, baseado em possíveis aprisionamentos da curiosidade nata e, ao mesmo tempo, fazer as conexões entre as diferentes realidades que virão ao conhecimento de nossos alunos.”
(Disponívelemhttp://arquivos.castelobranco.br/data/publico/instrucionais/pedagogia/metodologia_ensino_historia_geografia.pdf.)

A caracterização do espaço através de mapas é um dos grandes desejos na educação infantil. Considerando o fragmento de texto, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para s falsas.


( ) Elaborar plantas da sala de aula, caminhos de casa até a escola ou até mapas imaginários são importantes, pois são nessas atividades que as noções referenciais, de proporcionalidade, topológicas, de redução e as escalas são trabalhadas, assim como a interpretação das legendas empregadas.

( ) Realizar trabalhos de campo, ou seja, visitações in loco, para a apreensão das referências, construção de objetos e agudeza da observação, torna-se importante tarefa na educação infantil para apreensão das características do espaço físico.

( ) Relacionar os conceitos geográficos à palavra através do processo de alfabetização e ambos ao mundo como ele se apresenta, seja através dos problemas físicos ou sociais é um ponto de início, para o ensino do espaço na educação infantil.

( ) Utilizar a convivência diária em sala levando para compreensão do que se considera o momento de ouvir, de falar, de trocar as visões e percepções e, em decorrência, a apreensão dos conceitos geográficos: paisagem, espaço, lugar, território, traz importantes contribuições às aulas de geografia na educação infantil.
A sequência está correta em
Alternativas
Respostas
1: C