Questões de Concurso Buscando por q470786

Foi encontrada 1 questão

Resolva questões gratuitamente!

Junte-se a mais de 4 milhões de concurseiros!

Q470786 Psicologia
A Psicoterapia Breve (PB) hoje ocupa um lugar de destaque no campo da Psicologia. Analise as assertivas abaixo que abordam essa temática, classifique-as como “verdadeiras” ou “falsas” e marque a alternativa que corresponde, de cima para baixo, à sequência correta:

I. A Psicoterapia Breve Psicodinâmica (PBP) tem como base conceitos da psicanálise, porém, devido à curta duração – diferente do tratamento psicanalítico clássico – o conceito de “transferência” é ignorado, pois trata-se de um fenômeno que ocorre a longo prazo.

II. Pacientes com distúrbios psicológicos ou psiquiátricos crônicos não têm indicação para o tratamento com a Psicoterapia Breve, pois a técnica possui importantes limitações para o tratamento desses casos (quadro paranoide, obsessivo--compulsivo, psicossomático crônico, perversão, sociopatias).

III. A psicoterapia breve psicodinâmica trabalha com a atenção seletiva e não com a atenção flutuante, como na psicanálise. Isso ocorre para que o terapeuta mantenha-se atento ao foco que se quer alcançar, por conta da objetividade de um processo de PB.

IV. A psicoterapia breve pode fracassar em alguns casos ou produzir variações superficiais, com o desaparecimento de sintomas e a instalação de uma pseudoadaptação num nível regressivo. Uma terapia não pode, em prazos limitados, suscitar mudanças na estrutura da personalidade, embora possa produzir modificações dinâmicas não desprezíveis.

V. O conceito de “Efeito Carambola” expressa o mecanismo interno de potencialização dos benefícios terapêuticos obtidos através da técnica focal. Esse conceito é amplamente utilizado em algumas modalidades de Psicoterapia Breve.
Alternativas
Respostas
1: C