XX Exame de Ordem: análise da 2ª FAse- Prova de Direito Penal

Início » OAB » XX Exame de Ordem: análise da 2ª FAse- Prova de Direito Penal
By | 2019-06-10T17:53:06+00:00 21 de setembro de 2016|Notícias Concursos, OAB|

analise-oab_direito-penalNo último dia 19 de setembro foi aplicada a 2ª Fase do EXAME DE ORDEM e, trazemos a análise da prova de Direito Penal com o professor Thiago Jordace.

“Quanto ao nível de dificuldade, a avaliação teve nível de dificuldade mediana, algo verificado como positivo, pois não teve o intuito de reprovação, mas tão somente de avaliar conhecimentos aceitáveis para o exercício da profissão de advogado na esfera penal.

Quanto à peça prática, avalio como os memoriais escritos como uma das mais difíceis de elaboração, pois é necessária uma avaliação de todo o trâmite dos elementos apresentados em primeira instância, bem como questões relativas ao inquérito policial. Desta forma, esta questão não foi uma das mais fáceis, pois existiam muitas considerações a serem abordadas.

Quanto às questões discursivas, considero bem elaboradas, pois os avaliadores escolheram temas do cotidiano – do dia a dia de um advogado, e não abordagens meramente teóricas. Na minha opinião, a mais difícil foi a última questão, pois exigiu dos candidatos conhecimentos de diferenciação entre os crimes de racismo e injúria racial – algo já abordado em certames de concursos públicos mais exigentes.

Como uma dica aos candidatos que vão enfrentar o certame, posso apresentar três pilares estratégicos de estudo:

1. Sempre – O estudante deve ter o hábito de estudar sempre – todos os dias: alto rendimento requer sacrifícios;

2. Certo – Depois de conseguir passar por este pilar, comece a estudar certo, ou seja, faça um estudo focado no edital, não leitura de toda a matéria, com material indicado pelo professor do curso preparatório (sim, fundamental fazer um curso);

3. Pesado –  Por fim, deve-se estudar pesado – quanto mais, melhor, mas com estratégia para não “queimar os fusíveis” da cabeça – a cada uma hora de estudo, faça uma pausa de quinze minutos”.

Aproveite e comece a estudar já para o próximo Exame de Ordem pelo Ordem Perfeita.

Veja as provas da 1ª Fase do XX Exame de Ordem

Comentários