Não perca a esperança. Aprenda a transformar fracassos em motivação!

Início » Dicas » Não perca a esperança. Aprenda a transformar fracassos em motivação!
By | 2019-02-22T11:51:58+00:00 29 de janeiro de 2019|Dicas|

fracasso em motivação

Você estuda e se prepara. Tem a esperança de que tudo vai dar certo. Espera resultados, porque havia criado a estratégia perfeita para isso e, realmente, não tinha como dar errado. Então, quando chega o resultado… Bom, não é o esperado.

Não importa se você estava se preparando para o Enem, para o vestibular, talvez para o concurso dos seus sonhos ou mesmo buscando a aprovação no Exame de Ordem. Se esse choque de expectativa com realidade fez você pensar em desistir dos seus sonhos, se você está perto de perder as esperanças, este texto é para você.

A resposta padrão a uma frustração é emocional

E tudo bem ficar triste, chateado. É natural. Mas uma hora é preciso voltar a assumir o controle da sua vida e usar as ferramentas que você possui para manter a esperança e a vontade de lutar.

Agora você está mais pronto do que nunca para enfrentar novos desafios, porque o resultado do seu exame trouxe novos dados para compreender os seus erros. Agora, mais do que nunca, é hora de usar as ferramentas que o Qconcursos tem para te ajudar: são as estatísticas para entender o seu rendimento.

Você foi mal na prova? Qual era a prova? Em quais matérias você teve pior desempenho? Em quais teve melhor? Aprender a encarar com calma os fracassos passados ajuda a refletir e a encontrar um caminho melhor para o seu futuro.

Aprenda com os seus erros

Com essas perguntas (e respostas) em mãos, repense sua estratégia de estudos. Foque no caminho certo e mantenha seus objetivos em mente.

Se precisar de motivação nessa sua jornada, tire alguns minutos para acompanhar nosso Hall dos Aprovados. Saber que outros trilharam esse caminho, passaram por dificuldades, conseguiram superar e “chegar lá” pode trazer uma motivação adicional.

“Poucas pessoas sabem o quanto de tempo abdiquei para conseguir chegar à aprovação e todas as dificuldades que tive de superar.” Essa frase é do Rodrigo Vieira; em 2013, ele se esforçou, encontrou desafios e desistiu. Mas, anos depois, voltou com tudo e conseguiu aprovação nos 5 concursos que prestou em 2017. Conheça sua história.

Manter a esperança e usar os fracassos a seu favor pode motivar você ainda mais a conquistar  novas batalhas. O importante é continuar focado e trabalhando em seus objetivos, não importa quais sejam eles. Acredite em você mesmo e saiba que seu trabalho duro trará bons frutos.

Conheça todos os concursos abertos e previstos no Brasil.

 

Comentários