Modelos de Recursos de Questão de diversas disciplinas

Início » Dicas » Modelos de Recursos de Questão de diversas disciplinas
By | 2017-06-01T07:49:34+00:00 14 de outubro de 2015|Dicas, Notícias Concursos|

recursosA pedidos de vários estudantes, o QC publica modelos de recursos que podem ser usados para concursos.

MODELO DE RECURSO DE UMA QUESTÃO DE PORTUGUÊS

Prof. Verônica Ferreira

CONCURSO DO DEPEN, BANCA FUNRIO, 2009.

TEXTO II

QUALIFICAÇÃO

Não existe um consenso sobre se a elite também vai para a cadeia nos países desenvolvidos porque as cadeias são melhores ou se as cadeias são melhores porque a elite as frequenta, Não importa. O fato é que se pode prever um sensível aprimoramento de instalações e serviços nas nossas prisões com a qualificação progressiva da sua população. Um sistema de cotações — cinco estrelas para prisões com celas executivas, por exemplo — e a possibilidade de o condenado escolher sua penitenciária assegurariam o funcionamento do sistema em bases saudavelmente empresariais. As empreiteiras teriam interesse redobrado em construir boas penitenciárias, e as financeiras em financiá-las, para garantir sua participação num novo e lucrativo mercado e porque a qualquer hora elas poderiam receber seus executivos, para os quais reservariam as coberturas. O novo e saudável hábito de prender corruptos pode ter desdobramentos inesperados. A inevitável melhora dos serviços penitenciários serviria como incentivo para confissões voluntárias. Acabariam as lutas jurídicas, a indústria de liminares e a proliferação de habeas-corpus, desafogando o nosso sistema judiciário, já que muitos acusados prefeririam reconhecer sua culpa e ir logo para a cadeia, escolhendo a que tivesse melhor bar ou ginásio, ou de acordo com a programação da TV a cabo. Conhecendo-se a nossa indústria construtora, haveria o risco de as construções de luxo excluírem as construções populares, como já acontece no mercado de imóveis, e de os criminosos comuns ficarem sem cadeia, o que aumentaria a insegurança das ruas. Mas dentro dos muros de penitenciárias modernas e confortáveis, a elite brasileira viveria o seu sonho de segurança total: guardas 24 horas por dia e o convívio exclusivo dos seus pares.

(VERÍSSIMO, Luís Fernando. “O Globo”, 2/7/2000.)

QUESTÃO 15 – No texto II, a causa do aprimoramento de instalações e serviços das cadeias é

  1. a) a prisão de corruptos.
  2. b) o interesse das empreiteiras.
  3. c) as confissões voluntárias.
  4. d) a insegurança das ruas.
  5. e) a prisão de corruptos.

 

RECURSO ADMINISTRATIVO – PEDIDO DE ANULAÇÃO DE QUESTÃO

CARGO: Terapeuta Ocupacional

QUESTÃO: 15
TEXTO DO RECURSO:

Há duas possibilidades para a anulação desta questão: a primeira é óbvia. A questão apresenta uma mesma resposta em duas alternativas, tornando possíveis como respostas as letras “a” e “e”, o que invalida a questão. A segunda possibilidade se refere à própria resposta para a questão. No primeiro parágrafo o autor informa que a melhoria das prisões ocorreria a partir da qualificação progressiva da sua população, ou seja, a partir da prisão de corruptos que pertencem à elite brasileira, exclusivamente a esta classe, o que pode ser justificado pela última oração do texto: “…a elite brasileira viveria o seu sonho de segurança total: guardas 24 horas por dia e o convívio exclusivo dos seus pares.”

 

MODELO DE RECURSO DE UMA QUESTÃO DE ATUALIDADES

Prof. Melina Campos Lima

CONCURSO DO IBAMA, BANCA CESPE, 2012.

QUESTÃO 33 – Considerando o quadro de conflitos na Síria, iniciados em 2011, julgue os itens subsequentes.

As principais causas do conflito atual na Síria incluem a derrubada do regime ditatorial de Bashar al-Assad, no poder desde 2000, e a luta por direitos civis.

Certo      Errado

 

RECURSO ADMINISTRATIVO – PEDIDO DE ANULAÇÃO DE QUESTÃO

CARGO: Técnico-Administrativo

QUESTÃO: 33

TEXTO DO RECURSO:

A questão tem como tema o conflito na Síria, que começou na esteira da Primavera Árabe e se estende até os dias atuais. O gabarito considerou a questão certa. No entanto, o texto da questão é ambíguo. Isso ocorre na parte em que se menciona a derrubada do regime de Bashar Al-Assad. De fato, a queda do governo ditatorial e a luta por direito civis são os principais objetivos do conflito. O texto, entretanto, fala em causa, abrindo margem para que o candidato interprete a derrubada do regime ditatorial como fato ocorrido, o que não aconteceu. Dessa forma, para aqueles que entenderam que a questão afirmava que o governo de Al-Assad já havia sido derrubado, a questão está errada. Por outro lado, os que interpretaram a derrubada como um dos objetivos ainda não alcançados consideraram a questão certa. Diante de evidente ambiguidade, requer-se a anulação da questão.

 

MODELO DE RECURSO DE UMA QUESTÃO DE DIREITO CONSTITUCIONAL

Prof. Priscila Pivatto

CONCURSO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE, BANCA CESPE, 2013.

QUESTÃO 38- Acerca das constituições e das normas constitucionais, julgue os itens a seguir.

Do reconhecimento do caráter jurídico das normas constitucionais decore a aplicabilidade direta e imediata da constituição às situações que contempla, inclusive no que se refere à proteção e à promoção dos direitos fundamentais.

Certo       Errado

 

RECURSO ADMINISTRATIVO – PEDIDO DE ANULAÇÃO DE QUESTÃO

CARGO: Analista Técnico-Administrativo

QUESTÃO: 38
TEXTO DO RECURSO:

Tradicionalmente, a doutrina brasileira classifica as normas constitucionais quanto a sua aplicabilidade em três espécies: normas de eficácia plena (aplicabilidade direta, imediata e integral); de eficácia contida (aplicabilidade direta e imediata, mas talvez não integral) e de eficácia limitada (aplicabilidade mediata ou reduzida). Esta classificação é amplamente aceita pela doutrina e jurisprudência, apesar de receber críticas como a de Virgílio Afonso da Silva, que defende que todos os direitos fundamentais são restringíveis e regulamentáveis. O texto da questão foi retirado do livro de Luís Roberto Barroso e está correto dentro da argumentação do autor, mas não representa o entendimento majoritário sobre a aplicabilidade das normas constitucionais. Vale lembrar ainda que, embora o art. 5°, § 1º estabeleça que as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais têm aplicação imediata, o termo “aplicação” não tem o mesmo significado que “aplicabilidade”.

 

MODELO DE RECURSO DE UMA QUESTÃO DE DIREITO PENAL

Prof. Gílson Campos

CONCURSO DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE SANTA CATARINA (MPE-SC), BANCA COMISSÃO DE CONCURSO DO MPE-SC, 2013.

Questão 69: ANALISE CADA UM DOS ENUNCIADOS DAS QUESTÕES ABAIXO E ASSINALE “CERTO” (C) OU “ERRADA” (E):

O crime de usurpação de função pública é considerado crime eventualmente permanente; o crime de sequestro é exemplo de crime necessariamente permanente; e os crimes de bigamia, homicídio e furto são considerados crimes instantâneos de efeitos permanentes.
Certo       Errado

Parte inferior do formulário

 

RECURSO ADMINISTRATIVO – PEDIDO DE ANULAÇÃO DE QUESTÃO

CARGO: Promotor de Justiça

QUESTÃO: 69

TEXTO DO RECURSO:

O gabarito oficial adotado pela Banca Examinadora considerou que o enunciado da questão seria verdadeiro, com o que não se pode concordar. O crime de homicídio não pode ser considerado como crime instantâneo de efeitos permanentes, muito embora a pessoa, uma vez morta, assim permanecerá, posto que o resultado é irreversível. No delito mencionado, deve-se ter em mente que a morte se dá de modo instantâneo, perfazendo-se em um único momento, e não é possível afirmar que o seu resultado se protrai no tempo, após a consumação. Esta é a posição majoritária da doutrina de Direito Penal e da jurisprudência brasileira. Diante dessas considerações, requer-se que se promova a anulação da questão.

 

MODELO DE RECURSO DE UMA QUESTÃO DE DIREITO ADMINISTRATIVO

Prof. Dênis França

CONCURSO DO IBAMA, BANCA CESPE, 2013

QUESTÃO 53- A Constituição Federal de 1988 (CF) determina que, salvo os casos especificados na legislação, obras, serviços, compras e alienações efetuados pela administração pública serão contratados mediante processo de licitação pública. Considerando as regras estabelecidas pela legislação que regulamenta as licitações, julgue os itens a seguir.

Os contratos administrativos poderão ser acrescidos ou suprimidos unilateralmente pela administração, independentemente do consentimento do contratado, em até 25% do seu valor inicial atualizado.

Certo       Errado

 

RECURSO ADMINISTRATIVO – PEDIDO DE ANULAÇÃO DE QUESTÃO

CARGO: Analista Administrativo

QUESTÃO: 53

TEXTO DO RECURSO:

A questão apresentou uma regra, sempre cobrada em provas, e prevista no §1º do art. 65 da Lei 8.666/93, que em sua primeira parte diz: “O contratado fica obrigado a aceitar, nas mesmas condições contratuais, os acréscimos ou supressões que se fizerem nas obras, serviços ou compras, até 25% (vinte e cinco por cento) do valor inicial atualizado do contrato”. Mas não é apenas isso. Afinal, o mesmo dispositivo traz, em sua parte final, a seguinte exceção: “e, no caso particular de reforma de edifício ou de equipamento, até o limite de 50% (cinquenta por cento) para os seus acréscimos”. Note-se, assim, que o julgamento do item ficou prejudicado, porque a questão não deixou claro se a afirmativa foi tratada como uma regra com ou sem exceções. Se a questão tivesse dito que as alterações só podem ocorrer até o limite de 25%, ficaria claramente errada. E se dissesse que as alterações podem ser de até 25%, em regra, ficaria correta. Mas como não disse nem uma coisa, nem outra, impossibilitou a resposta correta, motivo pelo qual deve ser sumariamente anulada.

 

MODELO DE RECURSO DE UMA QUESTÃO DE MATEMÁTICA E RACIOCÍNIO LÓGICO

Prof. Vinícius Werneck

CONCURSO DEPEN, BANCA FUNRIO, 2009.

QUESTÃO 25- O N-ésimo termo da sucessão (1,5,14,30,55,91, 150, …) é representado por AN, sendo N um número inteiro maior do que zero. O valor de (A50 – A48) é:

  1. a) 4804
  2. b) 4901
  3. c) 5101
  4. d) 5000
  5. e) 5225


RECURSO ADMINISTRATIVO – PEDIDO DE ANULAÇÃO DE QUESTÃO

CARGO: Terapeuta Ocupacional

QUESTÃO: 25

TEXTO DO RECURSO:

Resolvendo a questão, encontramos um padrão para a sequência dada no enunciado, afim de encontrarmos a fórmula geral de construção. Subtraindo-se sempre o termo sucessor do antecessor (), encontramos uma sequência do tipo (4, 9, 16, 25, 36, 49, …) que pode ser reescrita como (2², 3², 4², 5², 6², 7², …), logo percebemos que a razão seria o termo elevado ao quadrado, ou seja, a fórmula geral para a construção da sequência dada no enunciado é , onde já sabemos que o nosso . Seguindo essa equação, nos deparamos com um erro no enunciado, pois o sétimo termo da sequência () está como 150, mas de acordo com a fórmula geral o valor correto de  seria 140.

Esse erro no enunciado, com toda certeza atrapalha o raciocínio para a resolução da questão, induzindo o candidato ao erro, motivo pelo qual, a questão deve ser anulada.

 

 

Comentários