Ela aprendeu a estudar, foi aprovada e continua em busca de novas vitórias.

Início » Aprovados » Ela aprendeu a estudar, foi aprovada e continua em busca de novas vitórias.
By | 2018-10-10T14:19:05+00:00 10 de outubro de 2018|Aprovados|

Aprovada no IBGE

Sou formada em Oceanografia e fiz mestrado em Ciências Marinhas Tropicais, ambos na Universidade Federal do Ceará. Não querendo prosseguir na carreira acadêmica e iniciar um doutorado, me vi encurralada profissionalmente, pois havia pouquíssimas vagas de emprego para Oceanógrafos, a nível nacional. Decidi, então, ingressar no serviço público e prestar concursos para carreiras administrativas. Que desafiadora, mas acertada decisão!

A decisão

Havia um edital aberto para a carreira técnica administrativa da Universidade Federal do Ceará (a mesma da minha formação), em julho de 2016, e entrei de cabeça sem fazer ideia de onde estava me metendo. A prova seria em torno de 30 dias. Eu não sabia nada da vida dos concursos e, como a maioria dos concurseiros de 1ª viagem, me vi completamente perdida no meio dos conteúdos de administração, arquivologia, direito administrativo e, até mesmo, português para concursos. Como estava sem trabalhar, tinha praticamente todo o dia disponível e estudava o dia inteiro, mas não passei. Minha classificação foi muito baixa e senti um choque. Naquela hora, senti que a decisão de estudar para concursos deveria ser levada muito a sério e um planejamento e muita dedicação seriam necessários.

Aprendendo a estudar

Ainda em 2016, no final do ano, saíram novos editais para a carreira de técnico administrativo das Universidades Públicas do meu Estado e senti que essa era a minha chance. Dessa vez, já estava mais inteirada do mundo dos concursos, fiz uma preparação em cursos presenciais e online, e conheci o QConcursos, que mudou profundamente minha estratégia de preparação. Alternava meus estudos em ir às aulas presenciais e, em casa, estudava teoria e resolvia questões. Comecei timidamente a resolução de questões, mas logo essa ferramenta se tornou uma grande aliada. Fiz milhares (literalmente). Quando errava, olhava os vídeos dos professores e comentários dos colegas, e até os erros nos comentários me ajudavam bastante, pois ia atrás de corrigi-los e aprendi muito com isso.

Dessa forma, fiz novamente o concurso da UFC, depois o do IF-CE e, logo depois, o da FUNECE. Essas provas foram pertinho uma da outra (dez, jan e fev/2016) e os conteúdos eram parecidos, a diferença era de apenas algumas matérias. Estudei muito, abdiquei de muitos momentos de lazer, mudei minha rotina em casa, deixei de lado saídas com amigos. Fins de semana (sábado à noite, domingo de manhã e à tarde) eram de idas aos aulões e simulados no cursinho. gravava aulas no celular e baixei o Q-casts também, e estudava no ônibus, no banho, antes de dormir. Ouvi críticas de amigos e familiares por estar estudando muito. Muitas pessoas não entendem que para você conquistar algo importante, é preciso pagar um preço, muitas vezes alto, que só você pode pagar.

A aprovação

Em abril de 2017, veio o resultado, passei para Assistente Administrativo na Universidade Estadual do Ceará (FUNECE). Continuei estudando e em julho de 2017, fiz o concurso do IBGE, para o Censo Agropecuário, cargo de Agente Censitário Administrativo e fui aprovada em 10º lugar para Fortaleza. Não assumi, pois estava prestes a ser nomeada na FUNECE. Essa sensação de dispensar uma convocação em prol de outra é indescritível.

Hoje, sou servidora pública, e, mais madura do meu caminho, estudo para a carreira de tribunais. O desafio agora é trabalhar e estudar. Plantar sua aprovação com dedicação e seriedade, colhê-la e seguir em frente, alçando maiores voos é uma trajetória incrível! Só tenho a agradecer a todos que me apoiaram, torceram e ajudaram. Minha família, meu namorado (apoiador número 1. Obrigada, Pedro!), minha sogra, todos os professores dos cursos presenciais (sou daquelas que fica no pé até tirar as dúvidas) e ao QConcursos, essa ferramenta de estudos que faz muita diferença para a aprovação. Continuarei aqui, certa de que minha história continua a ser escrita, com muitas questões a serem resolvidas, trabalho duro e vitórias que ainda virão!

 

Se inspirou na história da Nivia mas não sabe por onde começar?

Conheça todos os concursos abertos e previstos no Brasil.

Assine Qconcursos.com e tenha todo o material necessário para seus estudos.

Comentários