Medo dos testes físicos? Prepare-se com antecedência!

Início » Artigos » Medo dos testes físicos? Prepare-se com antecedência!
By | 2017-06-01T07:49:22+00:00 25 de novembro de 2015|Artigos|
Medo dos testes físicos? Prepare-se com antecedência!

Por incrível que pareça, é comum candidatos obterem boas colocações nas provas, mas ficarem barrados nos testes físicos por falta de preparação.

O preparador físico,  Elon Junior, sempre alerta que os candidatos, principalmente os do gênero feminino, não esperem ser aprovados na prova intelectual para iniciarem os treinos. Ele explica, ainda, que, além dos testes comuns exigidos nas instituições, é muito cobrado também o exame antropométrico que avalia o IMC, que é  índice de massa corporal. O candidato pode fazer esse exame em casa para descobrir se está dentro da zona cobrada ou não. Para obter o resultado, basta dividir o peso pela altura ao quadrado.

Elon conta que, entre os testes, deve-se ter atenção para a prova de barra fixa, pois estatísticas comprovam que esse exercício é um dos que mais reprova os candidatos, além de necessitar de um tempo maior para a melhoria de performance.

O professor ensina que para a prova de corrida de resistência, o ideal é esquecer um pouco a esteira e treinar num local similar ao dia do teste, que é uma pista de atletismo. Segundo o Elon, isso trabalhará o eu ele chama de “especificidade”, simulando o tipo de solo a percorrer, a temperatura do dia da prova e até mesmo o fator psicológico, já que correr numa pista dando voltas é diferente de correr em esteiras. “O ideal é que os candidatos que desejam estudar para a área que costuma cobrar testes físicos, inicie sua preparação juntamente com a teoria e nunca se esqueçam de olhar cuidadosamente o edital, aconselha”.

Elon assegura que não há mais como procrastinar os treinos (treino com antecedência, potencializa a aprovação). “Faça uma avaliação médica para ter certeza que está apto a ser submetido aos treinamentos físicos. Treine especificidade do seu concurso. É fundamental que o candidato reserve de 2 a 3 horas por dia, para dedicar-se exclusivamente a preparação física”.

O preparador físico explica que candidatos que já são acostumados a realizarem algum tipo de exercício físico poderão incluir treinos para os testes de Capacidade Física e de Habilidade Específica todos os dias da semana, excetuando o domingo que será reservado para o descanso. “Já aqueles quem não são praticante de exercícios, recomenda-se 3 vezes por semana (dias alternados) e a medida que seu organismo for se adaptando, vá aumentando a quantidade de dias ao treinamento”.

Ele orienta ainda,  que “estes treinos, sejam realizados em períodos diurnos, haja vista, as provas serem realizados nestes horários e em locais similares a avaliação, ou seja, esta estratégia fará com que os aprovados na parte teórica se adaptem as temperaturas elevadas e ao ambiente, consequentemente não tenham um desgaste físico e emocional no dia da avaliação, culminando na APTIDÃO”.

Bons estudos!
Cláudia Jones, de Qconcursos.com

Cláudia Jones, de Qconcursos.com

Comentários