Estudar para concurso: 6 dicas para fugir dos erros mais comuns

Início » Dicas » Estudar para concurso: 6 dicas para fugir dos erros mais comuns
By | 2019-05-14T12:05:00+00:00 09 de maio de 2019|Dicas|

6 dicas para fugir dos erros mais comuns em concurso

A busca pela aprovação em um concurso público é cercada de desafios. Cada vez mais o número de candidatos aumenta e, com isso, surgem a insegurança e os erros durante a preparação para as provas.

Para te ajudar nessa caminhada, reunimos algumas dicas dos nossos professores e do nosso parceiro Direção Concursos para que você alcance seus objetivos.

1 – Faça um planejamento: disciplina é fundamental na preparação dos estudos. O candidato deve saber o que estudar e como estudar cada tópico do edital, e não privilegiar apenas os temas de que mais gosta, deixando de lado matérias com mais peso.

2 – Saia da zona de conforto: percebeu que os desafios estão diminuindo? Então busque novos. Ficar na sua zona de conforto pode ser uma grande armadilha na sua preparação para a prova. Lembre-se que milhares de pessoas estão estudando para o mesmo concurso que você escolheu.

3 – Não espere a publicação do edital: em concursos tão concorridos, preparação em longo prazo é muito importante. Comece a se preparar estudando os editais anteriores e, quando o novo edital sair, faça as adaptações necessárias.

4 – Pratique: estudar a teoria é de extrema importância, mas a preparação só ficará completa quando você a colocar em prática. As questões dão um norte do conteúdo necessário para o candidato levar para a prova. Além disso, segundo o professor do Direção Concursos, Arthur Lima, a prática ajuda bastante no controle do seu tempo durante o exame.

5 – Revise o conteúdo: durante a preparação para um concurso é necessário não só criar um ciclo de estudos, mas também um voltado para a revisão. O conhecimento que não é revisado começa a enfraquecer, o que pode atrapalhar o seu cronograma, já que terá o retrabalho de estudar para lembrar o conteúdo.

6 – Diversifique o estudo: saiba equilibrar suas formas de estudo. O material em PDF é de fácil compreensão e pode ajudar a otimizar o tempo, mas, caso você o esgote, busque novas opções, como cursos direcionados ao cargo pretendido. Uma sugestão são os cursos do nosso parceiro Direção Concursos, com material escrito, aulas em vídeo e fóruns de discussão.

Coloque essas dicas em prática e você notará a diferença na sua preparação.

Comentários