Alimentos que dão energia para estudar

Início » Artigos » Alimentos que dão energia para estudar
By | 2018-11-27T11:26:24+00:00 27 de novembro de 2018|Artigos|

 

alimentos que dão energia

Planejar-se para conquistar uma aprovação vai além de criar um plano de estudos. Muitos fatores podem influenciar o desempenho não só no dia a dia como também na hora da prova: família, relacionamentos, estado emocional, saúde física e mental e várias outras coisas, incluindo a alimentação.

 

 

alimentos que dão energia

 

Para falar de alimentação e criar um “cardápio do concurseiro”, conversamos com a nutricionista Laís Ogioni Ramos, que nos contou como manter uma alimentação saudável com alimentos que dão energia para estudar e melhorar o desempenho antes e durante a prova.

 

 

Laís, as pessoas a procuram apenas quando querem uma dieta para emagrecer ou há outros motivos?

Os pacientes nos procuram por diversos motivos. Não só por emagrecimento, mas também para ganho de massa muscular, melhora de hábitos alimentares visando à promoção de saúde, equilíbrio metabólico, melhora de performance e rendimento esportivo, atenuação de alergias, adoção de estilo de vida vegetariano, etc.

 

Como a alimentação influencia os estudos, o bem-estar e o aprendizado?

Existem alimentos que contêm nutrientes importantes para a memória, a concentração e o bem-estar, e eles podem influenciar tanto de forma positiva quanto de forma negativa.

 

alimentos que dão energia

 

Os que influenciam de forma positiva são vegetais de cor verde-escura — por serem ricos em ferro, que tem a função de melhorar a oxigenação no cérebro — e castanha de caju e oleaginosas em geral, pois elas têm um tipo de gordura que melhora a inflamação do nosso cérebro, ajudando a melhorar o foco. Uma sugestão legal é fazer um mix de oleaginosas em quantidades adequadas para consumir durante o dia.

 

alimentos que dão energia

 

Quais alimentos ajudam a memória?

Alimentos como quinoa e aveia ajudam muito a obter foco e concentração. Abacate contém gorduras monoinsaturadas (gorduras boas) e também é rico em glutationa, uma substância que recupera o nosso cérebro mais rapidamente durante o sono. Usar uma porção de abacate antes de dormir contribui para a melhora da qualidade do sono. Você terá um sono mais reparador e, no dia seguinte, vai acordar mais disposto. Isso influencia diretamente a nossa concentração, memória e disposição.

 

alimentos que dão energia

Os ovos são ricos em colina, que melhoram a capacidade de memória e concentração.

Os alimentos que podem influenciar de forma negativa são os de alto índice glicêmico, como os carboidratos simples ricos em açúcares. Eles provocam um pico de glicemia (açúcar no sangue) e, logo depois, você tem uma hipoglicemia de rebote, que ocasiona uma queda de concentração e falhas na memória. Além disso, o consumo de carboidratos simples produz hiperatividade e dificuldade de concentração. Porém, é importante saber qual o melhor tipo, quantidade e melhor horário para o consumo, pois o baixo consumo também pode causar cansaço e irritabilidade.

 

Quais são os melhores alimentos para comer quando temos uma prova no período da manhã?

O ideal é tomar um café da manhã reforçado, equilibrado em nutrientes e proteínas. Como falei, ovos são ricos em colina, que melhoram a capacidade de memória, concentração e disposição. Por isso, é de grande importância seu consumo pela manhã. Você também pode adicionar açafrão da terra em seus ovos, pois ele é excelente para memória devido à sua função de inibir a morte dos neurônios e induzir a formação de novos.

Também é importante o consumo de carboidratos complexos, de baixo índice glicêmico, ou seja, alimentos que liberam energia de forma gradual — como alimentos integrais, aveia, mandioca, batata-doce — e gorduras boas — como oleaginosas, abacate e óleo de coco. Uma xícara de café com uma colher de sopa de óleo de coco funciona como fonte de energia rápida para o cérebro.

alimentos que dão energia

 

Quais são os melhores alimentos para comer quando temos uma prova no período da tarde, após o almoço?

Monte um prato equilibrado e leve. O carboidrato é importante, mas é primordial saber o tipo de carboidrato. O ideal são os complexos, que liberam energia de forma gradual. Os carboidratos considerados simples devem ser evitados, pois além de serem absorvidos rapidamente, não trazendo saciedade e precipitando a fome, eles provocam agitação.

Use bastante saladas de folhas e legumes cozidos e refogados, assim você vai ingerir fibras e outros nutrientes necessários para a memória, prolongando sua energia para a prova. Além disso, consuma proteínas, como carnes, frango, ovos e peixes — principalmente os que contêm ômega-3 (salmão, sardinha, atum e arenque), o que contribui para o bom funcionamento do cérebro.

Adicione uma colher de chá de açafrão da terra polvilhado no arroz, pois é uma excelente especiaria para a memória.

 

Existem alimentos que devem ser evitados antes de uma prova? Quais são?

Os alimentos que devem ser evitados são os de alto índice glicêmico (carboidratos simples), como balas, doces, chocolates, biscoitos doces, etc. Eles são ricos em açúcares simples que causam hiperatividade e falta de concentração. Evite ingerir café em excesso. Apesar de aumentar o estado de alerta, quando em excesso, ele pode causar hiperatividade e consequentemente afetar a concentração.

O que levar para comer no dia da prova?

No dia da prova, a sugestão é levar barra de proteínas, chocolate 70% cacau, frutas, água de coco, suco de frutas (de preferência sem coar para manter as fibras) e mix de oleaginosas — ou seja, lanches rápidos, práticos e saudáveis. Também é importante ingerir, pelo menos, 250 ml de água a cada meia hora de prova para manter uma boa hidratação.

alimentos que dão energia

Comentários