O seu concurso tem TAF? Veja nossas dicas para quem vai enfrentar o Teste de Aptidão Física

Início » Destaque » O seu concurso tem TAF? Veja nossas dicas para quem vai enfrentar o Teste de Aptidão Física
By | 2019-02-07T13:14:34+00:00 07 de fevereiro de 2019|Destaque, Dicas|

 

dicas-para-taf

Quem vive a vida de concurseiro sabe a importância de ter calma e de conseguir um tempinho para sentar na frente do computador para resolver questões. Mas quem busca sua vaga na área de segurança pública não pode só ficar sentado. Isso porque quem presta os concursos para Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Agente Penitenciário Federal, além de Marinha, Aeronáutica e Exército, tem que encontrar um tempo adicional para estar preparado também para o TAF.

O TAF, ou Teste de Aptidão Física, também costuma aparecer nos editais com outros nomes, como Testes Físicos de Concursos ou Prova de Capacidade Física. Essa maratona de testes é responsável por checar a condição física, a flexibilidade e a força dos candidatos.

Para dar uma ideia do que vem pela frente, olha só como foi o TAF do concurso da Polícia Militar de São Paulo 2018:

  • apoio de frente sobre o solo (flexão e extensão de cotovelos) para o público masculino e apoio de frente no solo, sobre o banco (flexão e extensão de cotovelos), para o público feminino;
  • resistência abdominal, em decúbito dorsal (tipo remador);
  • corrida de 50 metros;
  • corrida de 12 minutos.

Apesar de ser para o concurso da PM-SP, essa série é bem parecida com as das demais organizações de segurança pública do Brasil. Alguns testes incluem também natação e flexão abdominal.

Parece difícil, mas o segredo é não deixar o treinamento físico para o último momento.

Prepare-se

Passar por um cardiologista e por um nutricionista e poder contar com uma academia — ou, ainda melhor, um personal trainer — não é parte da realidade de todo mundo, mas seria o ideal. Afinal, antes de sair correndo 12 minutos sem parar, sem um preparo, é bom poder contar com apoio profissional a fim de evitar dores, distensões ou qualquer coisa pior.

 

A roupa apropriada

Nos testes de aptidão física, é necessário apresentar-se com roupa apropriada, como camiseta, bermuda, meias e tênis. Vale investir no traje adequado, principalmente em um bom tênis, que vai se tornar um parceiro de quem quer começar a correr sem machucar o joelho.

 

Alongamento e aquecimento

Antes de começar qualquer atividade física, lembre de se alongar — mesmo que você pretenda começar com uma volta no quarteirão. Alongar-se, antes e depois das atividades físicas, ajuda a manter a flexibilidade dos músculos e elimina a tensão.

 

Corrida de 12 minutos

Existem algumas variações na corrida de 12 minutos, mas, na maioria dos editais, ela consiste em correr um mínimo de 2.400 metros em 12 minutos para homens e 2.200 metros nesse mesmo período para mulheres.

 

Essa prova requer que você calcule bem o seu tempo. Por isso, o treinamento deve incluir o uso de um relógio de pulso (pedir para um amigo ou parente gritar “falta mais uma volta” pode levar à desclassificação).


Na hora da prova, evite acompanhar o ritmo de outros candidatos. Siga o seu ritmo, sempre focando nas voltas e no tempo.

 

Edital

Antes de qualquer prova, lembre de ler o edital para criar a melhor estratégia de estudos (e de preparo físico) possível. Com todas as informações, você evita surpresas e tem mais chances de ser classificado. Bons estudos, bons exercícios e boa sorte!

 

Concurso da Polícia Federal – Como se dar bem na prova física

 Preparação para provas físicas de concursos

Não consigo estudar! Saiba o que fazer para aprender a focar nos estudos e alcançar metas

Alimentos que dão energia para estudar

 

Comentários