Mudar seu método de estudos foi essencial para melhorar o desempenho e conquistar a aprovação.

Início » Aprovados » Mudar seu método de estudos foi essencial para melhorar o desempenho e conquistar a aprovação.
By | 2018-11-07T09:30:37+00:00 07 de novembro de 2018|Aprovados|

aprovados qconcursos

 

Olá, me chamo Laryssa Soares, fui aprovada para o concurso de Delegado de Polícia do DF e Agente Penitenciário do DF. Diante das inúmeras perguntas sobre como foi e é meu método de estudos, como é minha preparação para concurso público e como consegui tais aprovações de maneira tão rápida, resolvi compartilhar um pouco da minha trajetória de concursos e a minha principal ferramenta de estudos, que é o QC.

Início

Assim que saí da faculdade (em 2013), decidi fazer o concurso para Delegado de Polícia, a fim de ter a prática jurídica de três anos e, assim, no futuro, prestar o concurso do Ministério Público para ser Promotora de Justiça (meu desejo desde os 15 anos). Assim fiz. Entrei em um cursinho preparatório para concursos, específico para o cargo de Delegado de Polícia, e adentrei esse imenso mundo que é o dos concursos públicos.

Eu ainda estava meio perdida sobre como estudar, como revisar, qual livro ler, como fazer com conteúdos acumulados e como planejar um cronograma de estudos. Comecei assistindo a videoaulas pela manhã; à tarde, lia livros de doutrinas enormes (nunca saía da introdução) e, à noite, ia para o cursinho preparatório. Foi então que, nas últimas aulas do cursinho, conheci uma professora de Direito Tributário que mudou a minha vida para sempre…

Descobrindo o QC

A professora entrou em sala de aula dizendo que, se não resolvêssemos questões, não passaríamos em concurso público. Parei tudo o que estava fazendo e comecei a prestar atenção em suas palavras. Ela falou algo que nunca mais saiu da minha cabeça: “Pessoal, como o nadador ganha uma natação? Nadando. Como um corredor ganha uma corrida? Correndo. Como um concurseiro passa em concurso? Resolvendo questões. Foi a partir daí que conheci o maior site de questões do Brasil: o Qconcursos.

Iniciando meus estudos com questões

Cheguei em casa, e a primeira coisa que fiz foi cadastrar-me no site do QC. Nesse ínterim, fiz minha primeira prova de concurso público: Delegado de Polícia do Estado de Santa Catarina. Seis meses de estudo, sem questões, sem leitura seca da lei, sem leitura de jurisprudências. Resultado: não passei.

Analisei essa prova, vi o que estava errando e o que me faltava para passar. Era exatamente o que eu não estudava. A partir de então, mudei completamente meu método de estudo. Deixei de lado as videoaulas, larguei doutrinas; no cursinho, ia só para assinar a chamada (no final valeu como pós-graduação, por isso tinha que ter presença).

Saiu o edital para Delegado do Estado do Ceará, e debrucei-me sobre ele. Como? EU APENAS RESOLVIA QUESTÕES de cada tópico do edital, de cada assunto, e anotava todos os comentários pertinentes elaborados nas questões do QC. Dessa maneira, formei meu próprio caderno organizado por matérias e assuntos, aliado ao estudo da lei seca e de jurisprudências. Resultado: prova de 100 questões, tirei 85 pontos.

Em seguida, veio o concurso para Delegado de Polícia do Distrito Federal, na minha cidade. Pensei: esse é meuEstudava 9/10 horas por dia: questões, questões, questões, lei seca, jurisprudências (Somente isso, Laryssa? Sim, somente isso.). Vamos para o resultado final: prova de 100 pontos, tirei 87. Quanto tempo de estudo? 1 ano e 2 meses de estudo com dedicação total.

Enfim, fui aprovada no concurso para Delegado de Polícia do DF, e estou aguardando a tão sonhada nomeação! No meio do caminho, consegui também a aprovação no concurso de Agente Penitenciário do DF, cargo no qual trabalhei por 10 meses. Pedi exoneração, porque chegou a hora de realizar meu grande sonho: ser Promotora de Justiça. Sim, cá estou estudando, “comendo” as questões do QC! Foco.

Quem quiser conversar mais, pode entrar em contato comigo aqui pelo QC, estou à disposição.

Bjos, Lary.

 

Se inspirou na história da Laryssa mas não sabe por onde começar?

Conheça todos os concursos abertos e previstos no Brasil.

Assine Qconcursos.com e tenha todo o material necessário para seus estudos.

 

Comentários