Concurso do IBGE pode ser autorizado em breve: 1.800 vagas devem ser abertas

Início » Notícias Concursos » Concurso do IBGE pode ser autorizado em breve: 1.800 vagas devem ser abertas
By | 2018-09-03T12:38:22+00:00 03 de setembro de 2018|Destaque, Notícias Concursos|

Notícias especulando o novo concurso público do IBGE vêm ganhando força desde o início do ano. A mais recente teve como fonte o presidente do Instituto, Roberto Olinto, que em reunião com a ASSIBGE (Associação e Sindicato Nacional dos Servidores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) falou sobre a urgência de um novo concurso.

O dirigente disse na ocasião que “a situação chegou ao limite”, já que pode haver em breve uma paralisação do órgão. O pedido de abertura já foi reforçado ao Ministério do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão, para que o novo edital saia ainda neste ano. Resta agora a aprovação do MPDG.

Vagas e carreiras

O IBGE pediu a abertura de 1.800 vagas. Destas, 1.200 são para o cargo de técnico em informações geográficas e estatísticas (nível médio), com salário de R$ 3.556,85; as outras 600 são para analista de planejamento, gestão e infraestrutura em informações geográficas e estatísticas (nível superior), com salário de R$ 7.458,49.

Último concurso

Em 2015, o IBGE lançou dois editais, que somaram 600 vagas efetivas. A banca organizadora foi a Fundação Getúlio Vargas (FGV) e as vagas oferecidas foram 460 para o cargo de técnico, 90 para analista e 50 tecnologista – distribuídas em diversos estados brasileiros.

Em 2016 e 2017 houve a realização de concursos públicos, mas todos para preenchimento de vagas temporárias.

Comece a se preparar

Com a proximidade de um novo edital para o aguardado concurso, não perca tempo e comece a se preparar para a prova. Você pode estudar com os guias de estudo e provas aplicadas nos últimos concursos, para os cargos de técnico e analista.

Se preferir, treine com mais de 4 mil questões do IBGE e 36 mil questões da última banca examinadora, a FGV.

Bons estudos! =)

Comentários