Como prever o que vai cair na prova?

Início » Dicas » Como prever o que vai cair na prova?
By | 2017-06-01T07:49:12+00:00 03 de fevereiro de 2016|Dicas|

Como prever o que vai cair na prova?Vários estudantes já me perguntaram como prever o que vai cair na prova para saber o que estudar e o que não estudar. Adoraria saber, pois iria ajudar muita gente. Porém, como minha “bola de cristal” ainda não é tão mágica, sinto tanto por frustrar muitos neste momento!

Brincadeiras à parte, mas, infelizmente, não dá para prever o que pode ou não cair. Porém, por outro lado, nada do que uma boa pesquisa em cima da banca organizadora não possa ajudar a saber por qual caminho ela tem costumado a seguir nos últimos concursos.

A importância de treinar

Por isso, sempre digo que, treinar pela banca, vai, não só deixá-lo afiado com o estilo dela, como dará uma possibilidade de conhecer os “gostos” dela por determinados temas.

Se você me perguntar se deve estudar todo o edital, eu direi que depende. Depende de vários fatores como, por exemplo, o tempo que você começou a estudar, se a banca tem o costume de cobrar todos os pontos do edital ou quais pontos ela tem cobrado nas últimas provas. O candidato pode filtrar pelo portal Qconcursos.com as questões online por disciplina, tópicos, banca, ano, instituição e muito mais.

Como prever o que vai cair na prova- Se você começa a se preparar com bastante antecedência, o que é o aconselhável , vale à pena passar por todos os itens do edital, sim.

Porém, se você só começa a estudar quando o edital é publicado (o que não é recomendável), aí,  vale otimizar, estudar o perfil da banca e o que ela mais tem cobrado nos últimos concursos e apostar as fichas nestes temas. Mas, se sobrar tempo, ataque os outros que não caíram também nas ultimas provas. Afinal, nada impossibilita a banca de mudar só pra dar uma rasteira no candidato.

Antecipe-se

Então, aconselho, como sempre, que você decida-se por uma preparação com antecedência e, acima de tudo, que mantenha-se atualizado por meio de um treinamento intensivo de questões d abanca, concomitantemente, ao estudo teórico. No Qconcursos.com temos videoaulas de muitas disciplinas importantes para você iniciar a sua preparação. Além de alavancar a sua preparação, você se sentirá muito mais confiante para mudar de tópico se tiver conhecedor do tópico que está estudando. E, isso você só vai medir, se treinar. Depois, me conte se sua preparação não mudou para muito melhor após fixar o conhecimento em cima do treinamento de questões.

Então, esqueçamos a ‘bola de cristal’ e partamos para algo mais pé no chão, real e seguro! Estude a banca e tente conhecê-la como se fosse a pessoa mais íntima a você!

Cláudia Jones, do Qconcursos.com

Comentários