Como estudar redação

Início » Dicas » Como estudar redação
By | 2019-05-29T13:45:49+00:00 29 de maio de 2019|Artigos, Dicas|

Como estudar redação

Escrever uma boa redação não é um dom. Também não é algo que algumas pessoas nascem sabendo e todas as outras estão fadadas à mediocridade. Conseguir uma boa nota em redação depende de estudo e técnica. E, sim, é possível estudar redação.

Primeiro, é importante lembrar que, para concursos públicos, vestibulares e Enem, o que costuma ser pedido é a redação dissertativa-argumentativa.

Redação dissertativa-argumentativa, conte mais…

A dissertação deve contar com, no mínimo, três parágrafos: introdução, desenvolvimento e conclusão. Um dos fatores mais importantes na hora de criar uma redação desse tipo é a coerência.

Ao longo dos parágrafos, você vai expor o problema pedido, para então fazer os argumentos contra e/ou a favor da questão. No parágrafo final, você amarra as ideias com a sua conclusão.

Entendendo o tema

Para conseguir escrever sobre um assunto, é importante ter conhecimento do que é discutido. As redações para concursos, OAB e vestibulares costumam tratar de assuntos contemporâneos. Em 2018, por exemplo, o tema da redação do Enem foi “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”. Quem costuma ler as notícias já sai na frente, porque tem bagagem suficiente para falar a respeito do assunto proposto.

Quer tirar nota máxima na redação? Conheça o Redação Perfeita!

A importância da leitura

Outra dica para escrever melhor é…ler mais, e não apenas as notícias. Assim, você aumenta seu vocabulário e consegue se expressar melhor e mais claramente. Não que exista a necessidade intrínseca de manipular os vocábulos para criar asserções. Afinal, essa coisa de escrever difícil, sinceramente, pode até irritar quem está corrigindo sua redação — e levar você a usar palavras sem saber o significado delas só para deixar a frase mais bonita.

A importância da gramática

Aqui a dica é simples. Leia seu texto depois de escrito. Releia antes de passar a limpo. Leia novamente depois de ter passado a limpo.

Escreva

Busque os temas das redações anteriores da banca que você vai enfrentar, sente e escreva. Ficou pronto? Mostre para alguém de confiança. Pode ser um familiar, um amigo etc. Se você tiver acesso, mostre para um professor de português. Discuta o que está escrito e entenda o caminho que te levou a dissertar sobre algo dentro do tema pedido. Quanto mais você escrever, mais fluido seu texto vai ficar.

Que tal começar com um texto por semana?

Alguns temas de redações anteriores incluem:

  • “A proibição do consumo de bebidas alcoólicas e o direito de liberdade individual” — PM-SP 2018;
  • “A postura de responsabilidade socioambiental das pessoas” — Banco do Brasil 2014, Escriturário de nível médio;
  • “Devem existir limites para a arte?” — Fuvest 2018.

Caminhos para a eliminação

Ah, vale lembrar que a arte pode ou não ter limites, dependendo do seu posicionamento. Mas o que não pode é fugir do tema durante a sua redação. Aliás, “fuga do tema” é um dos principais motivos que levam à desclassificação do candidato.

Escrever textos mais curtos do que o pedido, copiar integralmente o “texto motivador”, usar palavras de baixo calão e assinar o nome no lugar errado também levam à desclassificação.

Comentários