Quer ser um advogado? Saiba como estudar para a OAB.

Início » Dicas » Quer ser um advogado? Saiba como estudar para a OAB.
By | 2019-02-06T16:13:13+00:00 06 de fevereiro de 2019|Destaque, Dicas|

como-estudar-oab

A OAB, Ordem dos Advogados do Brasil, é a instituição responsável por representar a classe profissional dos advogados no país. Ela é uma autarquia sui generis que não está subordinada ao poder público. Sua principal atribuição é representar a classe profissional dos advogados e, por isso, promove o exame que permite ao bacharel em Direito exercer a atividade advocatícia.

A discussão sobre a importância da OAB é longa, com pessoas contra e a favor de sua existência – e até mesmo da necessidade do Exame de Ordem, criado para evitar a entrada de profissionais despreparados no mercado de trabalho. E já vamos adiantando: não é fácil passar. Em 2017 houve um percentual de quase 83% de reprovação.

Vale lembrar que a aprovação no Exame de Ordem não é condição para aprovação em outros concursos públicos. Mas o exercício da advocacia é uma das atividades que conta como comprovação de tempo de prática forense, um requisito exigido em alguns concursos da área jurídica.

Por isso, se você está em busca da sua carteira para advogar ou quer um concurso em que exija prática forense é bom começar a estudar.

 

Entendendo a prova

Para criar sua estratégia de estudos, é importante entender a prova. Não adianta correr para memorizar TODOS os livros e TODOS os códigos. Entendendo como o exame de ordem funciona, você vai conseguir estudar com mais calma e precisão. O primeiro passo, seja para concursos públicos, vestibular, Enem ou OAB, é sempre ler o edital.

 

Primeira fase

Com duração de 5 horas e caráter eliminatório (você precisa acertar 50% da prova), a primeira fase do Exame da OAB conta com 80 questões de múltipla escolha, com 4 alternativas cada. Todas as matérias são obrigatórias na faculdade, por definição da OAB, portanto, estudar para essa prova será uma recapitulação do que já foi estudado durante a graduação.

 

Segunda fase

A segunda fase também tem duração de 5 horas, e você enfrenta questões da área do Direito escolhida. São elas: Direito Administrativo, Direito Civil, Direito Constitucional, Direito Empresarial, Direito Penal, Direito do Trabalho e Direito Tributário.

Crie uma rotina

Para conseguir enfrentar com sucesso o Exame da OAB, é importante criar uma rotina de estudos. Estudando diariamente e nos mesmos horários, você vai conseguir encontrar seu fluxo ideal – aquele momento em que a concentração é total e aprender se torna automático, porém, recompensador.

 

Estudando por questões

Assim como no seu tempo de faculdade, você vai ter de estudar e ler muito. Mas agora, para o Exame de Ordem, você também pode contar com o apoio das provas anteriores para fixar ainda melhor o material. Estudando por questões você consegue compreender os seus erros e acertos, criando uma estratégia de estudos cada vez mais afinada com as suas necessidades.

Aproveite para criar simulados, cadernos e lembre-se que você pode interagir com nossa comunidade de alunos para trocar ideias, dialogar, estudar em grupo, e contar, sempre, com as videoaulas e os comentários de gabarito de questões, elaborados por nossos professores.

Comentários