Como Estudar Atualidades

Início » Dicas » Como Estudar Atualidades
By | 2019-02-22T11:51:44+00:00 16 de janeiro de 2019|Dicas|

estudar atualidades

Feito com a ajuda do professor Marcelo Saraiva.

Ao iniciar os estudos das disciplinas de Atualidades e Conhecimentos Gerais é comum ter a impressão de que qualquer assunto que tenha sido noticiado pode ser abordado.

Essa sensação costuma causar insegurança na hora de selecionar conteúdos e fontes para estudar, e traz um desânimo ainda maior para quem acompanha o noticiário. Essa frustração pode levar alguns candidatos a subestimar a preparação específica para a disciplina, que pode ser o diferencial para concurseiros e vestibulandos.

Para ajudar na hora dos estudos, separamos uma dica do Prof. Marcelo Saraiva e também liberamos duas videoaulas Premium para você.

A dica para estudar este conteúdo é lembrar que o conteúdo de Atualidades, em geral, é composto por duas áreas principais constituídas por contextos e fatos.

 

Assim, podemos dividir o conhecimento necessário em contextual e factual:

  • CONTEXTO — conjunto de circunstâncias à volta de um acontecimento ou de uma situação.

Ex:

“Em seis anos a guerra na Síria já matou mais de 300 mil pessoas”
Por: AFP 13/03/2017 

  • FATO — aquilo que se fez, façanha e acontecimento.

Ex:

“Homem resgatado da cidade atacada é atendido por socorristas”

Por: DW/PT 26/04/2017

A forma como as principais organizadoras abordam o conteúdo de Atualidades varia de acordo com um aspecto fundamental: a frequência de questões mais factuais ou mais contextuais ou, até mesmo, a alternância entre ambas as formas.

Portanto, para quem deseja fazer um concurso público, é vital acompanhar o noticiário. Mas, sempre que for estudar Atualidades, é muito importante o conhecimento da abordagem específica da organizadora.

  • É importante compreender que existem critérios claros e objetivos na seleção de temas a serem estudados.
  • Cada tema corresponde a um conjunto de assuntos.
  • Identificá-los e relacioná-los corretamente ajuda a sistematizar as informações necessárias para a criação de um plano de estudos eficiente e objetivo.

Importante:

CESPE e CESGRANRIO produzem boas avaliações, com questões que dependem de conhecimentos prévios de História e Geografia e combinam com notícias relevantes e eventualmente relacionadas à instituição e ao cargo em oferta do concurso.

A ESAF tem cobrado eventualmente a questão ambiental, com ênfase na legislação específica e no texto das leis e dos regulamentos previstos nos editais.

VUNESP e FCC privilegiam o conteúdo factual, sendo muito importante o acompanhamento contínuo do noticiário.

  • Vai fazer concurso?
  • Acompanhe o noticiário!
  • Tem Atualidades na prova?
  • Estude o noticiário!
  • Conheça a sua banca!

E, como prometido, para deixar você ainda mais preparado para resolver as questões de Atualidades e Conhecimentos Gerais na hora da prova, aproveite as videoaulas abaixo:

Criado pelo Prof. Marcelo Saraiva, o vídeo abaixo ensina “Conhecimentos Gerais do Brasil”, tema sempre presente nos concursos:


Demandas políticas e sociais no mundo atual”, da Prof. Eulália Ferreira, trata de um tema atual, mas traçando um paralelo com questões do passado:

 

E, porque sabemos que o melhor jeito de aprender é praticando, acesse a área de Conhecimentos Gerais e resolva mais 3 mil questões de concursos anteriores: http://bit.ly/2TGCJUa.

Comentários