Como conciliar estudo, trabalho e filhos

Início » Notícias Concursos » Como conciliar estudo, trabalho e filhos
By | 2019-05-14T12:05:03+00:00 10 de maio de 2019|Notícias Concursos|

 

Levar os filhos na escola, entregar apresentações no trabalho, colocar os filhos para dormir e estudar. Encontrar o equilíbrio entre trabalho, filhos e estudo pode ser um grande desafio para muitas mães que estão se preparando para concursos públicos.

Se você se identificou com a jornada acima, saiba que para tudo tem um jeito, mas não há receita pronta. Você deve se planejar de acordo com a realidade do seu cotidiano, colocando uma boa dose de disciplina e foco.

Neste post, reunimos algumas dicas que, com certeza, vão te ajudar a vencer essa tripla jornada e a conquistar seu maior objetivo: a aprovação.

Faça um cronograma

Um cronograma é fundamental para conciliar vida pessoal e profissional. Crie o seu de acordo com a sua realidade e as suas necessidades. Quando temos uma programação por escrito para seguir, tudo fica mais fácil.

Faça uma lista com todas as suas tarefas diárias e os horários em que geralmente são realizadas.

Não esqueça de ordenar as atividades de acordo com sua importância. Dessa forma, ficará mais fácil saber quais sãos as prioridades e o que pode ser remanejado no seu planejamento.

Com a rotina mapeada, é hora de colocar os estudos na sua agenda. Analise os horários que sobraram e preencha o cronograma com o conteúdo a ser estudado para o seu concurso.

Use o tempo disponível para assistir às videoaulas e reserve um período para praticar, resolvendo o máximo de questões que puder. Além de ser uma ótima maneira de fixar a matéria, a resolução de questões funciona como um termômetro para analisar o seu desempenho. E lembre-se de deixar um tempo livre para revisões.

Como o tempo é curto, a gente preparou um modelo de planejamento para te ajudar. Baixe aqui (link para download).

Aproveite os intervalos

Que tal aproveitar um intervalo durante o trabalho para otimizar seu tempo de estudo? Mesmo que você tenha se planejado para estudar à noite, por exemplo, se surgir alguma oportunidade em outro horário, não pense duas vezes.

Aproveite a hora do almoço e tire um tempinho para reler um conteúdo que não conseguiu absorver bem no horário de estudo do dia anterior. Quanto mais oportunidade para aprender, melhor.

Mantenha a concentração e o foco

Concentre-se. Lembre-se de que a hora de estudar é sagrada e ter foco deve fazer parte da rotina do estudante. Estar com a atenção voltada apenas para a atividade que estiver desempenhando faz com que o tempo seja mais proveitoso e a sua performance, mais qualificada.

Peça ajuda

Esse é um período de muita dedicação, que exige concentração e foco. Então, deixe os super-heróis no cinema. Carregar tudo sozinha nos ombros é impossível!

Não tenha vergonha ou receio de pedir ajuda para sua família e amigos. Você precisará de tempo para estudar, e qualquer momento de folga e compreensão será valioso na sua preparação.

Escolha um ambiente para os estudos

Não adianta tentar ler ou assistir às aulas em um local onde há conversas ou televisão em casa. O barulho impedirá a sua concentração e, consequentemente, o aprendizado.

Escolha um lugar da casa silencioso, feche a porta e coloque em foco apenas os livros e o computador. Caso não consiga em casa, vá até uma biblioteca enquanto seus filhos estão com os avós ou brincando na casa de amigos.

O silêncio é o melhor amigo da concentração.

Tenha tudo por perto

Deixe todo o material usado para os estudos no cantinho escolhido para estudar. Coloque apostilas, livros, cadernos, canetas e computador em ordem e no mesmo lugar de sempre. Isso vai ajudá-lo a otimizar o tempo.

Use a tecnologia

Hoje em dia, a tecnologia nos oferece inúmeros recursos que podem ser inseridos na rotina de estudos e colaborar no aprendizado.

O site do Qconcursos.com fornece um amplo conteúdo para você assistir tanto pelo computador quanto pelo celular. O aplicativo para telefone do Qconcursos.com te oferece a oportunidade de aproveitar para estudar quando estiver longe do computador.

Converse com sua família

Prestar um concurso é uma decisão importante, pois os estudos vão ocupar boa parte do seu tempo. Dessa forma, você precisará da compreensão de todos à sua volta, principalmente da família.

Tire um momento do seu dia e converse com todos. Explique seus objetivos e mostre que a carreira pode trazer inúmeros benefícios, tanto financeira quanto emocionalmente.

Inclua os filhos na sua rotina de estudos

Quem tem família e filhos pequenos sabe a dificuldade que é dividir o precioso tempo. Crianças querem atenção o tempo todo. Portanto, faça brincadeiras que envolvam o contexto de estudos. Use a criatividade!

Reserve um tempo livre

Reserve um tempo para brincar com seus filhos, fazer um almoço em família e colocar o papo em dia com os amigos nas redes sociais. Pode parecer impossível encontrar um horário para isso, mas saiba que o descanso é tão importante quanto os estudos.

Os momentos de lazer são essenciais para descansar seu cérebro para uma nova leva de aprendizado.

Esqueça a culpa

Quem se prepara para concurso sabe bem que isso exige tempo. Se as mães que não são concurseiras já costumam se culpar pela falta de tempo com os filhos, as concurseiras precisam ter ainda mais atenção para não perder o foco.

Quando começar a se sentir culpada, lembre-se de que estudar para concurso é temporário. Quando conquistar seu sonho, sua rotina e seu tempo voltarão ao normal.

Seja feliz

Quando se faz um planejamento, é de extrema importância não deixar de lado a saúde e a qualidade de vida, já que a rotina de estudos pode ser estressante e cansativa.

Estudar para um concurso deve ser um meio para alcançar a sua principal meta: a felicidade.

 

Comentários